Bolo de Dióspiro


O que fazer quando nos oferecem dióspiros? Um belo bolinho de dióspiro, sem dúvida. Esta receita foi muito bem recebida cá em casa, pela simplicidade e mistura de sabores. O aroma dado pela canela e o crocante das nozes fizeram deste bolo um dos melhores bolos simples dos últimos tempos. A receita veio do blog Cinco Quartos de Laranja, um blog que inspira. Receita aprovada.


Bolo de Dióspiro
(fonte: receita aqui)

1 gema
250 gr açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (derretida e arrefecida)
± 4 dióspiros (usei 3 dióspiros bem maduros)
1 colher de chá de canela
Raspa de meia laranja grande
Raspa de meio limão grande
1/4 colher de chá de sal
300 gr farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de nozes picadas
1 clara (batida em castelo)
açúcar em pó q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma redonda sem chaminé.
Bater bem a gema com o açúcar e ir adicionando progressivamente todos os ingredientes até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, juntar a farinha e o fermento.
Por fim, adicionar a clara batida em castelo e envolver.
Vai ao forno até cozer (teste do palito). Depois de desenformar, polvilhar com açúcar em pó.

Bom Apetite!



37 comentários:

  1. Very moist yummy looking cake.Love walnuts;))

    ResponderEliminar
  2. Uuuaaauuu...ficou com um belíssimo aspeto!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Se eu não gostasse tanto do diospiro ao natural até experimentava ,mas adoro come-los simples!!!!Pode ser que ganhe coragem e deixe alguns para este bolinho!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Lol não vais acreditar...eu recebi uns quantos esta semana e pensei...tenho de fazer alguma coisa com eles, pois amadurecem muito depressa e depois estragam-se...e hoje vejo este bolo maravilhoso...! :)) Obrigada pela sugestão e vou anotar... está com um ar mesmo delicioso!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu não gosto de dióspiro mas aposto que iria passar a gostar depois de provar este teu bolinho!

    Ficou um espanto!!! Lindo demais!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de bolo, ficou muito bonito.
    Nunca fiz nada com diospiro.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Nunca me ocorreu hehehe, mas de facto é um fruto que aprecio bastante por isso, e com esse aspecto, esse bolinho só pode ser bom demais Ginja

    beijinhos e tem um bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  8. Que bolo tão guloso!
    Uma boa mistura de sabores :)

    http://mundo-das-receitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Fantástico! Tiene una pinta deliciosa, te ha quedado genial! Qué bueno sería para la merienda!
    Buen fin de semana.
    Besos.

    ResponderEliminar
  10. Oi Ginja,
    O bolo ficou lindo.Mas, não sei o que são diospiro. Será que tem aqui no Brasil?
    BJ,
    lylia

    ResponderEliminar
  11. GINJA QUERIDA,
    O TEU BOLO FICOU MARAVILHOSO,E COM CERTEZA APETITOSO!

    BEIJÃO E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  12. O teu bolo ficou bué:))
    um beijo e bom fim de semana««««««««««

    ResponderEliminar
  13. Obrigado a todos pelos simpáticos comentários. É um bolo muito bom, não hesitem em fazer! Eu adorei.

    Sofia, aproveita e faz porque vale a pena!

    Narwen, não se sente o sabor do diospiro no bolo por isso não tenhas receio em provar.

    Lylia, no Brasil penso que são chamados de caqui.

    ResponderEliminar
  14. E que bom deve ser! Adoro diospiros!!!!

    ResponderEliminar
  15. Muito lindo, é uma fruta que gosto bastante!
    Deve ficar bem docinho;)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Ando curiosa em relação a este bolo! Ficou lindo!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  17. Um bolo bem diferente, não me importava nada de experimentar :)

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  18. Muito boa maneira mesmo...lindo o teu bolo...bjokinhass

    ResponderEliminar
  19. Que rica!!! Tiene un corte expléndido!!! Besinos.

    ResponderEliminar
  20. ESSE BOLO FICOU LINDO DEMAIS, E COM ESSE FRUTO SÓ PODE SER UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  21. Oi Ginja, adoro caqui, especialmente os bem docinhos, e nunca provei em bolos, deve ficar um sabor bem delicioso, ficou lindo seu bolo, as nozes deram um toque especial...beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Um fim interessante que deste aos diospiros. O bolo ficou bem bonito e a fatia mostra o quão fofinho ficou.
    Bj
    Patrícia

    ResponderEliminar
  23. Bolo lindo!!! Adorei, deu água na boca!!! As fotos estão incríveis!!! Bom final de semana!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Ginja

    Eu sou Kinha, e vim conhecer seu espaço que é ótimo e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.


    Bjoooooooooooo.......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  25. Está muito bonito o teu bolo :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. GINJA QUERIDA,
    SE VOCÊ ESTIVER CONSEGUINDO FAZER COMENTÁRIOS NO BLOG DA CIDÁLIA DIGA À ELA, QUE EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER COMENTÁRIOS POR LÁ, QUE JÁ ESTOU COM SAUDADES DAS RECEITAS DELA, OK!

    BEIJÃO E MUITO OBRIGADA!
    ANDRÉA......

    ResponderEliminar
  27. Que bolo lindo! Parece delicioso! Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  28. looks absolutely delicious..
    first time here..love your space..
    nice presentation..
    happy following u..:)
    do stop by mine sometime..
    Tasty Appetite

    ResponderEliminar
  29. OBRIGADA MINHA QUERIDA AMIGA PELO RECADO, QUE DEUS TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS!

    TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
    BEIJÃO,
    ANDRÉA...

    ResponderEliminar
  30. Oiii querida ficou simplesmente lindo e gostoso demais com certeza tenha um lindo dia bjs!

    ResponderEliminar
  31. Olá Ginjinha! Olha venho aqui para te dizer que ainda não fiz o bolo de diospiros porque de momento não tenho onde o fazer, o forno está fechado para obras ;)...eu estou a pensar congelá-los...já alguma vez os congelaste? tenho algum receio que lhes retire algum sabor...lol Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Olá
    Diospiro não é uma fruta que me cative mas o teu bolo leva-me a pensar que vale a pena tentar
    Beijinho
    Mané

    ResponderEliminar
  33. O ano passado fiz muitos, este ano os dióspiros não renderam nada... belo bolo :)

    ResponderEliminar
  34. Olá Ginjinha,
    Obrigada pela tua dica, vou seguir o teu conselho! ;)
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  35. Ficou fabuloso o interior do teu bolo :)
    Nunca provei dióspiros por acaso..
    beijoca

    ResponderEliminar
  36. É uma fruta que adoro, mas nunca fiz nada com ela, são sempre comidos ao natural aqui em casa, por mim, que mais ninguém gosta.
    Gostei imenso do aspecto do teu bolinho, hei-de fazer
    Um beijinho

    ResponderEliminar