Caracóis de Maçã e Canela


Não há sabor que me faça lembrar mais o Outono que o sabor maçã-canela. Umas maçãs assadas com canela no forno a lenha, um bolo de maçã e canela a fumegar, uns queques ou umas panquecas acompanhados por um chá, são um prazer para os sentidos.
Num destes dias de muita chuva e vento, apetecia-me tanto algo reconfortante e que me fizesse ligar o forno, para espalhar todo o seu aroma e calor pela cozinha. É tão bom estarmos no quentinho do lar, o forno ligado, a ouvir a chuva a bater nas janelas e cozinhar sem pressas.
Surgiram então estes caracóis enroladinhos, que são um encanto. Fazem lembrar os "cinnamon rolls". Optei por usar um recheio diferente da receita original, para aproveitar o doce de maçã e canela que fiz. Uma sugestão para um lanche ou pequeno-almoço de fim-de-semana.
Desejo-vos um bom fim-de-semana e aproveito também para agradecer os vossos comentários sempre tão simpáticos e carinhosos.


Caracóis de Maçã e Canela
(fonte: receita adaptada daqui)

235 ml leite morno
1 ovo
4 colheres (sopa) de margarina derretida
525 gr farinha trigo
4 colheres (sopa) açúcar
1/2 colher (chá) sal
2 colheres (chá) fermento biológico seco
compota maçã e canela caseira q.b. (receita aqui)
açúcar e canela q.b.


Preparação

Colocar na cuba da MFP os ingredientes pela ordem indicada pelo fabricante (desde o leite até ao fermento). Programar o ciclo de amassar e levedar.
No fim de levedada a massa, estender com o auxílio de um rolo de cozinha, em forma de rectângulo. Barrar o rectângulo com o doce de maçã e canela. Enrolar pelo lado mais comprido. Cortar o rolo em fatias de 5 cm de largura. Dispor num tabuleiro untado e com papel vegetal ou numa forma de fundo amovível, com o lado do recheio voltado para cima. Polvilhar a gosto com açúcar e canela e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito).
Servir morno com um sorriso e um chá.

Bom Apetite!



Crumble de Marmelo e Gengibre


Gosto muito de aproveitar os produtos da época e toda a riqueza que o meu quintal tem para oferecer. Uns vegetais plantados com carinho, umas ervas aromáticas que perfumam o ar e a fruta que cresce no pomar. O que colhemos é bem aproveitado em sopas, saladas, compotas e sobremesas.
Ao fundo do quintal estão os marmeleiros, que este ano não deram muitos marmelos, mas ainda deu para fazer marmelada e geleia e sobraram alguns para contar história.
Com a chegada do Outono, as temperaturas a desceram e a chuva lá fora, soube bem estar em casa este domingo, no sofá com a mantinha e o gato ao colo, e da cozinha saiu este crumble outonal, para aproveitar os últimos marmelos do quintal.


Crumble de Marmelo e Gengibre


3 marmelos
2 colheres (sopa) açúcar
gotas sumo limão
1/2 colher (chá) gengibre pó

100 gr farinha
50 gr açúcar
50 gr manteiga
1/2 colher (chá) gengibre pó


Preparação


Lavar e descascar os marmelos. Cortar em quartos e fatiar bem fino. Regar com umas gotas de sumo de limão. Juntar as 2 colheres de açúcar e 1/2 colher de chá de gengibre e envolver bem. Colocar esta mistura no fundo de um pirex de forno.
Para fazer o crumble misturar a farinha, açúcar restante, manteiga fria em cubos e o gengibre com as pontas dos dedos até obter um género de migalhas. Colocar esta mistura por cima dos marmelos e levar ao forno a 180ºC até dourar (uns 25 minutos).
Servir morno, simples ou com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite!


Compota de Medronho



Directamente da Pampilhosa da Serra para a minha cozinha, chegaram uns medronhos acabadinhos de colher. Aguardavam na cesta por um destino incerto. Os medronhos são normalmente utilizados na preparação de licores e aguardente, mas não era isso que eu queria fazer. Pesquisei e encontrei na net bolo de medronho, mas também não era isso que me apetecia. Lembrei-me então de os usar em compota, e porque não? São tão saborosos, e a compota revelou-se uma pequena delícia. Excelente com torradinhas e com requeijão. Aqui fica a minha experiência.


Compota de Medronho

450 gr de medronhos
300 gr de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão


Preparação

Num tacho juntar os medronhos, previamente lavados, com os restantes ingredientes. Misturar bem. Colocar ao lume e assim que ferver, reduzir para o mínimo e ir mexendo até apurar e formar ponto de estrada (no meu caso foram uns 30 minutos). Retirar o pau de canela e passar com a varinha mágica. Guardar em frascos esterelizados, deixar arrefecer e posteriormente conservar no frio.

Bom Apetite!


World Bread Day - Pão de Iogurte e Mel



Celebra-se hoje, dia 16 de Outubro, o Dia Mundial do Pão em conjunto com o Dia Mundial da Alimentação.
Zorra, a quem se deve a criação do Bread Baking Day promove mais uma vez o evento World Bread Day e desafia-nos a fazer um pão, o alimento básico de todas as famílias.
Eu adoro pão, não me consigo imaginar sem ele. Um alimento muito importante na minha casa. Como em torradas pela manhã, a acompanhar um prato de sopa, em sandes ao lanche, utilizo na confecção de pratos e sobremesas. Quando não há muito tempo ou não apetece nada cozinhar, um bom pão salva uma refeição.
Esta receita que vos trago hoje de Pão de Mel e Iogurte encanta-me, a mistura de sabores delicada, a maciez do miolo e o estaladiço da crosta deixaram-me sem palavras enquanto o comíamos, deliciados. Ainda quentinho, acompanhado com manteiga e compotas é bastante perigoso...


Pão de Iogurte e Mel
(fonte: receita adaptada da revista Mulher Moderna na Cozinha - Especial Pão)

200 ml água morna
1 iogurte natural
4 colheres (sopa) mel
300 gr farinha trigo
200 gr farinha trigo integral
1 saqueta fermento seco
leite q.b.
sementes papoila q.b.


Preparação

Colocar os ingredientes na cuba da Máquina de Fazer Pão, pela ordem indicada pelo fabricante, desde a água morna até ao fermento seco. Seleccionar o programa Amassar e Levedar e esperar que termine o ciclo.
Colocar a massa já levedada numa forma de bolo inglês, pincelar com leite e salpicar com sementinhas de papoila. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC a cozer (teste do palito). Saborear quentinho.

Bom Apetite!





Salada com Manga, Maçã, Nozes e Queijo da Ilha


Os dias de calor continuam. E na minha cozinha vão saindo saladas ao sabor do momento. Esta inspirada numa que comi há uns tempos no restaurante Taberna Ideal em Lisboa. Perfeita para a vaga de calor. Cheia de sabor.


Salada com Manga, Maçã, Nozes e Queijo da Ilha

mistura de alfaces q.b.
rúcula q.b.
1 maçã
1/2 manga
1 mão cheia de nozes
queijo da ilha a gosto
azeite q.b.
sumo limão q.b.

Preparação

Lavar bem as alfaces e a rúcula e colocar numa taça de servir. Cortar a maçã em quartos e fatiar. Cortar a manga em cubinhos. Juntar a fruta aos vegetais. Temperar com azeite e sumo de limão a gosto, e misturar bem. Salpicar com as nozes e o queijo da ilha a gosto. Servir.

Bom Apetite!

Bolo de Dióspiro


O que fazer quando nos oferecem dióspiros? Um belo bolinho de dióspiro, sem dúvida. Esta receita foi muito bem recebida cá em casa, pela simplicidade e mistura de sabores. O aroma dado pela canela e o crocante das nozes fizeram deste bolo um dos melhores bolos simples dos últimos tempos. A receita veio do blog Cinco Quartos de Laranja, um blog que inspira. Receita aprovada.


Bolo de Dióspiro
(fonte: receita aqui)

1 gema
250 gr açúcar
2 colheres de sopa de manteiga (derretida e arrefecida)
± 4 dióspiros (usei 3 dióspiros bem maduros)
1 colher de chá de canela
Raspa de meia laranja grande
Raspa de meio limão grande
1/4 colher de chá de sal
300 gr farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de nozes picadas
1 clara (batida em castelo)
açúcar em pó q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC e untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma redonda sem chaminé.
Bater bem a gema com o açúcar e ir adicionando progressivamente todos os ingredientes até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, juntar a farinha e o fermento.
Por fim, adicionar a clara batida em castelo e envolver.
Vai ao forno até cozer (teste do palito). Depois de desenformar, polvilhar com açúcar em pó.

Bom Apetite!



Ananás e Hortelã


Nestes dias quentes que se fazem sentir neste Outono tímido, nada melhor que uma sobremesa fresca com fruta para acompanhar o sol, as caminhadas pela praia e as gotas da água do mar que se sentem na cara. Aproveitar o bom tempo ao máximo e depois chegar a casa e poder saborear este ananás fresquinho...maravilha! A hortelã dá o toque da frescura e a sobremesa é aprovada enquanto se houve o tão esperado "hummm..." de satisfação.


Ananás e Hortelã
(fonte: receita do Jamie Oliver)

1 ananás maduro
1 mão cheia de folhas de hortelã
4 colheres (sopa) de açúcar


Preparação

Descascar o ananás e cortar em quartos. Remover o centro do ananás. Fatiar os quartos o mais fino que se conseguir e colocar num prato de servir.
Para fazer o açúcar de hortelã, colocar as folhas de hortelã e o açúcar num almofariz e esmagar bem até que o açúcar mude de cor para verde.
Por fim, salpicar o ananás com o açúcar de hortelã e servir bem fresco.


Bom Apetite!