Sonhos de Atum e Leite-Creme Exótico para a Maria


A Moira lançou-nos um verdadeiro desafio, para comemorar o 4º aniversário do Tertúlia de Sabores. Este desafio propõe que criemos uma receita para a Maria, que está em Timor Leste como voluntária das Nações Unidas, e que tem limitações a nível de alimentos e utensílios de cozinha.
Cozinhar com pouco nem sempre é fácil e temos de puxar pela imaginação para criar pratos diferentes, fáceis de executar e que nos satisfaçam.
Não quis deixar de contribuir para este desafio. Mas foi realmente um desafio! Não é fácil cozinhar sem os utensílios aos quais estamos habituados. Ia pensando em receitas, mas necessitava sempre de algum ingrediente ou utensílio fora da lista, já para não falar na falta de forno.
Lembrei-me então dum género de pataniscas de atum bem apetitosas e simples de confeccionar, que poderão ser servidas com arroz de tomate e salada, e para sobremesa um leite-creme com fruta. Espero que a Maria goste e que lhe corra tudo bem nesta etapa tão nobre da sua vida.


Sonhos de Atum

1 lata de atum
1/2 cebola picada
salsa picada a gosto
2 ovos
8 colheres (sopa) de farinha
1/2 chávena de leite
pitada de sal
pitada de colorau
óleo para fritar


Leite-Creme Exótico

1 banana
1 papaia
2 chávenas de leite
3 gemas
1 colher (sopa) cheia de farinha
3/4 chávena de açúcar
casca de limão
gotas de sumo de limão
canela em pó para polvilhar


Preparação

Para os sonhos de atum, misturar com a ajuda de uma colher, a farinha com os ovos e o leite. Quando estiver a massa homogénea adicionar o atum escorrido, a cebola e a salsa. Misturar suavemente. Temperar com uma pitada de sal e colorau. Envolver. Aquecer o óleo numa frigideira, e colocar colheradas do preparado, deixando fritar de ambos os lados. Retirar e deixar escorrer o óleo. Servir os sonhos com arroz de tomate e salada de alface.
Para o leite-creme exótico, colocar num tacho as gemas, o açúcar e a farinha. Misturar bem e ir juntando o leite aos poucos, mexendo sempre para ficar homogéneo. Juntar uma casca de limão e levar ao lume brando, deixando cozinhar e mexendo, até a mistura engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Enquanto isso, descascar as frutas e cortar em cubinhos, regar a fruta com algumas gotas de sumo de limão e dispor em taças ou chávenas. Por cima da fruta colocar o leite creme. Deixar arrefecer completamente e polvilhar com canela. Servir frio.

Bom Apetite Maria!


Biscoitos de Gengibre


Um domingo de chuva não tem necessariamente de ser um domingo "cinzento". Há algo que anima um dia assim. Lá fora a chuva e o frio, e cá dentro o calor e o descanso. Mais tempo para a cozinha e para a casa.
Ler um livro de receitas, cozinhar ao sabor da inspiração, ver o último filme do Woody Allen no sofá com uma mantinha e gato ao colo, ouvir o novo disco do Rodrigo Leão... boas sugestões para ficar no quentinho.
Dias assim pedem aconchego e ordenam que se ligue o forno. Foi num domingo de chuva que fiz estes biscoitos, que foram acompanhados de um chá e de uma boa companhia.


Biscoitos de Gengibre
(fonte: revista Pública)

150 gr manteiga
200 gr açúcar
1 ovo
1 gema
1 colher (chá) bem cheia de gengibre em pó
350 gr farinha de trigo
5 colheres (sopa) leite


Preparação

Bater a manteiga juntamente com o açúcar, de modo a obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar o ovo e a gema, o gengibre e bater tudo muito bem.
Peneirar a farinha e adicionar ao preparado anterior. Juntar o leite e amassar tudo.
Moldar uma bola com a massa. Retirar pequenos pedaços de massa e formar círculos.
Dispor num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 220ºC durante cerca de 10 minutos ou até dourar. Deixar arrefecer e servir ou guardar numa caixa hermética.

Bom Apetite!


Bolo de Chocolate e Castanhas


Este fim-de-semana foi um rodopio. Duas festas, dois magustos, momentos de alegria e convívio, boa disposição e boa comida.
E sempre que há uma festa, gosto de contribuir com algo, por isso este ano levei o pão recheado de queijo, o bolo de marmelada e courgette e resolvi fazer algo doce com castanhas. Tive alguma dificuldade em me decidir, até porque nunca tinha feito nada de sobremesas com castanhas. Até que desfolhei uma revista num supermercado e acabei por me decidir a fazer este bolo.


Bolo de Chocolate e Castanhas
(fonte: baseado numa receita da revista "Saúde à Mesa", Novembro 2011)

200 gr castanhas
200 gr chocolate em tablete
100 gr manteiga
100 gr açúcar
6 ovos
100 gr farinha

Cobertura:
200 gr chocolate em tablete
50 gr manteiga
50 ml leite


Preparação

Cozer as castanhas e triturar muito bem, depois de descascadas.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar uma forma redonda com manteiga e papel vegetal.
Derreter o chocolate e a manteiga em banho-maria. Deixar arrefecer um pouco.
Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e reservar. Juntar as gemas com o açúcar e bater muito bem até ficar cremoso. À mistura das gemas juntar o chocolate derretido e mexer. Adicionar depois as castanhas trituradas e a farinha e envolver suavemente. Por fim juntar as claras, envolvendo aos poucos.
Colocar a massa na forma e levar ao forno até cozer (teste do palito). Desenformar e deixar arrefecer antes de colocar a cobertura.
Para a cobertura, levar ao lume num tacho todos os ingredientes e ir sempre mexendo até obter uma mistura homogénea e brilhante. Cobrir o bolo e enfeitar a gosto.

Bom Apetite!


Hamburger do chef Ramsay e chips de Batata-Doce



Aqui há uns tempos vi um programa com o chef Gordon Ramsay, "Kitchen Nightmares", no qual ele visita restaurantes que estão à beira da falência e os vai tentar salvar. Num desses episódios, ele visitou um restaurante onde criou uns hamburgers com óptimo aspecto e que foram bastante elogiados. Fiquei logo de olho neles mas fui-me esquecendo de os fazer.
Há dias em que me apetece algo tipo fast-food para ser saboreado em modo slow e boa companhia. Foi num desses dias que recuperei a receita do chef e fiz estes hamburgers que foram muito bem recebidos. Acompanhei com umas chips de batata-doce que fiz no forno. Experimentem, ficaram óptimos e super suculentos.


Hamburgers do chef Ramsay
(fonte: receita aqui)

500 gr carne vaca picada
sal e pimenta q.b.
1 e 1/2 colher (chá) mostarda de dijon
molho worcestershire q.b. (não usei)
2 gemas
3 colheres (sopa) ketchup
1/2 cebola roxa picada

Chips de Batata-Doce

1 batata-doce grande
sal q.b.
azeite q.b.


Preparação

Para as chips de batata-doce, começar por aquecer o forno a 200ºC. Descascar as batatas e cortar em palitos. Pincelá-las com um pouco de azeite (sem ser em excesso) e salpicar com sal. Colocar num tabuleiro e levar ao forno até ficarem douradinhas (tendo o cuidado de virar a meio do tempo).
Para os hamburgers, colocar a carne picada numa taça. Temperar com sal e pimenta a gosto. Adicionar a mostarda, o ketchup, as gemas e a cebola bem picadinha. Misturar tudo até obter uma pasta homogénea.
Moldar os hamburgers a gosto (eu fi-los altos para ficarem suculentos).
Grelhar os hamburgers sem virar muitas vezes nem espalmar, para não secarem. Servir em pão com salada, acompanhado das chips de batata-doce.

Bom Apetite!

Brownies de Trufa de Chocolate


Quem por cá costuma passar poderá ter reparado na ausência de receitas com chocolate. Poderá pensar que a Ginja não é grande apreciadora desse ingrediente cuja palavra soa como se divino se tratasse - chocolate. Pois, enganam-se! A Ginja é fã de chocolate e morre de amores por ele.
A paixão por chocolate começou bem cedo, tinha eu uns 3 anos quando num passeio e ao colo do meu pai, roubei (peço imensa desculpa desde já) um chocolate a um rapazinho que também seguia ao colo de seu pai! Que grande malandra... Quando a minha mãe reparou, já eu estava de olhos em bico e toda suja do dito. Um episódio do qual não me orgulho, mas que me abriu os horizontes do palato.
Não passo sem chocolate, não consigo viver sem chocolate. Há sempre uma tablete cá por casa, seja de qualquer tipo. Aprecio o negro, o de leite, com avelãs ou outros frutos, em alturas de necessidade até o de culinária marcha!
E como não podia deixar de ser, adoro brownies, esses pequenos quadradinhos de puro prazer, super fofos e densos, uma iguaria dos deuses. Estes que vos trago hoje são perfeitos, cobertos de cacau em pó, com uma textura densa e rica. A receita retirei dum livro que aprecio muito, o "Popina - Iguarias Saudáveis", embora reconheça que não seja super saudável, mas que sabe bem sabe.


Brownies de Trufa de Chocolate

240 gr chocolate negro (70% cacau)
100 gr manteiga
3 ovos
135 gr açúcar amarelo
55 gr farinha sem fermento
cacau em pó, para polvilhar


Preparação

Pré-aquecer o forno a 150ºC. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro pequeno.
Colocar o chocolate e a manteiga a derreter em banho-maria. Deixar arrefecer.
Colocar os ovos e o açúcar numa tigela e bater até ficar bem cremoso e esbranquiçado. Acrescentar a farinha, envolvendo suavemente. Finalmente, envolver o chocolate derretido e misturar até ficar cremoso.
Colocar a massa no tabuleiro preparado e vai ao forno durante 15 minutos.
Deixar arrefecer e polvilhar com cacau em pó. Dividir em quadrados e servir.

Bom Apetite!


Pão Recheado com Queijo e o Pecado da Gula


É com muito gosto que participo no 6º aniversário do blog Pecado da Gula. A Akemi convidou para a sua festinha virtual, e eu que sigo o seu blog já há tanto tempo, e do qual já fiz maravilhosas receitas, sempre inspiradoras, não quis faltar.
Este pão recheado é um petisco ideal para partilhar com amigos e família em dias de festa e convívio. A receita é baseada em duas receitas, uma da minha amiga Diana e outra que vi no blog No Soup For You. Provem e depois digam se sobrou alguma coisa!


Pão Recheado com Queijo

1 pão de centeio médio
1 embalagem de mozarella ralado
2 dentes alho picados
orégãos q.b.
4 colheres (sopa) maionese
3 fatias bacon
3 fatias chourição


Preparação

Cortar uma tampa no topo do pão. Com a ajuda dum garfo retirar o miolo. Reservar o pão e o miolo.
Para preparar o recheio, começar por picar os dentes de alho e o bacon e chourição. Misturar o queijo com o bacon, chourição, alho, maionese e orégãos. Depois de bem misturado, colocar o recheio dentro do pão.
Vai ao forno até dourar e o queijo derreter, rodeado dos pedaços de miolo retirado, que servirão para comer o recheio. Servir quente acompanhado do miolo tostado e de tostinhas.

Bom Apetite!

Pão Escuro Irlandês


Há coisas que me dão imenso prazer fazer na cozinha. Uma delas é fazer o meu próprio pão. Claro que conto com a ajuda da minha fiel companheira Máquina do Pão, que me despacha o serviço de amassar e torna todo o processo bem mais fácil. Mas acreditem que também gosto de uma vez ou outra colocar a mão na massa e sentir que há uma magia que transforma uma simples farinha e água num pão delicioso.
Este pão que vos trago hoje já é conhecido, encontrei-o no blog da Duxa (receita também no Bem Bons e no Rapa Tachos) e penso que foi amor à primeira vista (e depois mais tarde à primeira dentada!). É delicioso, e como diz a Duxa faz-nos perder a cabeça, tornando-se bastante perigoso quando comido quentinho. E foi assim a história deste pãozinho saboroso, saiu do forno e foi saboreado ainda quente com queijo e compotas e não sobrou nem migalha. Obrigado minha querida Duxa, pela receita.


Pão Escuro Irlandês
(fonte: blog Cozinha da Duxa)

300 ml cerveja preta
25 gr margarina
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) gengibre em pó
2 colheres (sopa) mel
300 gr farinha trigo
100 gr farinha trigo integral
150 gr farinha centeio
1 colher (chá) fermento biológico seco


Preparação

Colocar na cuba da máquina do pão, os ingredientes pela ordem indicada pelo fabricante (primeiro líquidos e depois sólidos). Seleccionar o programa para amassar e levedar.
Quando terminar o ciclo, retirar a massa para uma bancada polvilhada de farinha e dar-lhe a forma de bola. Pincelar com água e polvilhar com farinha de centeio. Colocar num tabuleiro untado de farinha e deixar levedar um pouco mais.
Dar uns golpes com uma faca, na massa e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 25 a 30 minutos.

Bom Apetite!


Bolo de Marmelada e Courgette



A minha avó é a maior fã dos meus bolos e bolinhos. Como ela diz "não há bolos melhores que os meus". Eu sei que aos olhos dos nossos mais queridos aquilo que fazemos é sempre bem feito (mesmo quando não está assim tão bom) mas fico sempre orgulhosa e feliz quando ela prova e diz que está delicioso. Ela é uma cozinheira de mão cheia, faz o melhor bacalhau à brás do mundo, os melhores pastéis de bacalhau, a melhor sopa à lavrador, o melhor arroz doce e o melhor pão-de-ló, mas a idade começa a pesar e hoje em dia sou mais eu que lhe adoço a boca. Gosto de lhe fazer um bolinho ao fim-de-semana para saborearmos uma fatia juntas.
Num destes fins-de-semana surgiu então este bolinho, ao ver a receita no blog No Soup For You, da Gasparzinha, que recomendo vivamente. Um bolo de marmelada e courgette, rico em sabores e bem fofo, como gostamos cá em casa. A minha avó adorou a receita e disse que este bolinho já sabia a Natal.


Bolo de Courgette e Marmelada
(fonte: receita do blog No Soup For You)

280 gr farinha para bolos
1/2 colher (chá) fermento
1/2 colher (chá) bicarbonato
1/2 colher (chá) canela
1/2 colher (chá) sal (não usei)
280 gr courgette ralada
110 gr marmelada mole (usei 125 gr)
150 gr açúcar amarelo (usei 100 gr)
100 ml óleo (usei 75 ml)
2 ovos
100 gr nozes picadas


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro (se preferir pode usar outra forma de bolos).
Peneirar para uma taça a farinha, o fermento, o bicarbonato e a canela. Noutra taça bater bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada. Juntar depois o óleo, a courgette ralada com a casca e a marmelada, e misturar bem. Adicionar a mistura da farinha reservada e envolver suavemente. Por fim, adicionar as nozes picadas.
Colocar a massa no tabuleiro e levar ao forno até cozer (teste do palito). Polvilhar com açúcar em pó (se desejar) e cortar em quadradinhos.

Bom Apetite!