Pão de alfarroba e sementes num encontro especial





Há blogues que encantam e nos inspiram. Que nos fazem sonhar. Não só pela sua apresentação, receitas, histórias e fotografias, mas também pela pessoa que o faz. Um deles é o Sabores de Canela, da querida Helena, que foi dos primeiros blogues que conheci e me inspirou, pelas receitas tão boas e pelas fotografias que são sempre arrebatadoras. Sempre suspiro por entre composições e bom gosto, cores e sabores.
A Helena é uma pessoa de uma simpatia e generosidade enorme, que não tem receio de partilhar os seus conhecimentos, e foi um gosto conhecê-la num workshop de fotografia. Poder partilhar um dia com ela e com outras meninas foi muito especial.
E como o seu blog é para nós uma inspiração, que coisa melhor que juntar essas mesmas amigas à mesa e celebrar os Sabores de Canela. Juntam-se assim as suas receitas, um menu preparado com todo o carinho, numa mesa animada, onde a culinária é uma paixão, e onde cada uma de nós contribui com o seu prato, numa festa em homenagem à Helena.
Como entrada a Alice começa a servir os seus Espargos com Presunto, enquanto eu começo a fatiar o Pão de Alfarroba que aqui apresento hoje. Segue-se um Creme de Ervilhas e Funcho, deliciosamente preparado pela Mané. Vamos provando os pratos principais, um Empadão de Frango e Lima feito pela doce Maria, e uma Massada de Tamboril feita pela Intrusa, enquanto nos servimos do fresco Sumo de Maçã com Gengibre trazido pela Marmita. Para finalizar em grande, um Coulant de Alfarroba feito pela Sandra.









Pão de Alfarroba e Sementes
(receita do blog Sabores de Canela, adaptada à MFP)

310 ml leite morno
40 gr manteiga mole
40 gr de açúcar
400 gr farinha de trigo
35 gr farinha de alfarroba
1 saqueta fermento biológico seco
sementes de sésamo pretas e de linhaça (3 colheres sopa)
flocos de aveia para polvilhar


Preparação

Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer o pão, pela ordem indicada pelo fabricante.
Correr o ciclo de amassar e levedar.
Untar uma forma de pão e colocar lá dentro a massa, tapando e deixando levedar mais 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar a superfície do pão com água e polvilhar com os flocos de aveia.
Levar ao forno até cozer.

Bom Apetite!







Resta-me agradecer à Helena, pela sua generosidade e partilha, e por estas fantásticas receitas que tornaram o nosso convívio ainda mais delicioso. E enviar um grande beijinho à Mané, Alice, Marmita, Maria, Sandra e Marta. Meninas, foi uma surpresa cheia de sabor!





52 comentários:

  1. As tuas fotografias também são muito bonitas e harmoniosas. Gosto de pão de alfarroba :)

    ResponderEliminar
  2. Ando cheia de curiosidade em relação à farinha de alfarroba pois já tenho visto ser utilizada em bolos e em pão e sempre com óptimo aspecto.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tb faço um pão muito semelhante a este :) Delicia :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do sabor da alfarroba já fiz bolos mas pão nunca expermentei.
    O teu ficou lindo.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Que post tão bonito, Ginja :) Uma bonita homenagem, gostei da história e o pão ficou lindíssimo. Também suspiro com as fotografias sempre que cá venho, eu normalmente não tenho tempo nem paciência para aprimorar as composições, o que é uma falha. Vou visitar os blogs que ainda não conheço e já cá volto ;)
    Beijinhos e boa semana,
    Inês

    ResponderEliminar
  6. Que bom Ginja, é muito gratificante podermos partilhar momentos
    como os que nos contas, é sem dúvida um grande prazer;)
    Parabéns pelas fotos, e pelo pão que está muito belo!
    Beijinhos grandes, boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Querida Ginja, esse pão está de crecer água na boca!E essas fotos, ui maravilhosas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto tão apetitoso. Adoro Bolinhos de alfarroba, por isso, também haveria de gostar desse pão e muito ;)

    Bons cozinhados!*

    ResponderEliminar
  9. Querida Ginja
    Que delicia partilhar dessa festa de amizade e sabores, e que fantástico menú digno de todas as convidadas.
    Não conheço o sabor de alfarroba ( acredito que é parecido com chocolate ). Por aquí além de difícil de encontrar ainda é muito caro. Mas estou muito tentada a experimentar!!!!
    Ficou lindo o pão e com um aspecto bem macio...Ai que vontade de mordê-lo.nham..nham.
    Boa semana e beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  10. Ginja que lindo post :)
    O teu blogue é desses, que inspira, encanta e faz sonhar! As fotografias são perfeitas, os textos são sempre amorosos e tu és sempre tão querida.
    O pão está com um aspecto fantástico!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. que aspeto maravilhoso. nunca experimentei.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Oi Ginja,
    Linda homenagem à Helena, deliciosa coleção de receitas, começando por este pão, parabéns, todas as receitas de muito bom gosto.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  13. que maravilha este pão! Pois já vi que o menu é de ficar a babar e que o encontro correu às mil maravilhas :) deve ter sido fantástico :) beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ai ai, que belo banquete o nosso!! :D
    O blogue da Helena está cheio de perdições!
    Então esse pãozinho lindo está de soltar suspiros, imagino o aroma e o sabor delicioso que deve ter! As fotos estão maravilhosas, muito românticas:)
    Foi um prazer sentar-me a esta mesa com tantas mulheres maravilhosas e espero que tenha sido o primeiro de muitos encontros assim animados e bem acompanhados!!
    Um grande beijinho para ti, querida Ginjinha:)

    ResponderEliminar
  15. Parabens pelo blog Ginja...nao sei como ainda nunca tinha ca vindo. As fotos sao lindissimas as receitas de encantar, hei-de ca vir muitas mais vezes. Adorei este paozinho de alfarroba.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Amiga,
    Que homenagem tão bonita... Adorei a ideia de juntar à mesa, boas receitas e boa companhia! :))
    Este pãozinho está com um ar muito saborosos... adoro receitas que levam alfarroba, não morasse eu no Algarve!!
    Bjocas

    ResponderEliminar
  17. Deve ser maravilhoso!
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. O meu pão ficou bonito, mas o teu também!! Que belo encontro, recheado de coisinhas deliciosas! Também eu sonho quando passo no Sabores de Canela, as fotografias são de uma beleza estonteante! O Ananás e Hortelã tb faz sonhar, por aquilo que a cozinheira escreve!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  19. Querida Ginja,
    foi um belo banquete, só delícias!
    O seu pão ficou lindo, saudável e super delicioso!
    As fotos estão lindas e inspiradoras!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
  20. Ginja, minha docinha, adorei o nosso banquete. O pao ficou
    "boptimo" ( bom+optimo)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  21. Acho que sim, digo um SIM grande a este menu passar a real :) Adorei este desafio tanto como o nosso primeiro encontro, espero que pra breve venham mais, um beijo e esse pão está mesmo a pedir um doce ou uma manteiga por cima!

    ResponderEliminar
  22. Tiene muy buen apunta, besos
    Sofía
    Milideasmilpeoyectos

    ResponderEliminar
  23. Oi Ginja,
    QUe festa mais bonita! PArabéns para todas vocês. Você tem razão: há blogs que nos encantam e nos inspiram. O seu é um deles para mim.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  24. Olá Ginja: nunca fiz pão de alfarroba,mas gostei tanto do aspeto deste, que já vou levar a receita para experimentar. Ficou lindo mesmo!
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar


  25. Está mesmo de perder a cabeça...adorei a receita.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  26. Ola, adorei as fotos e o bolo de alfarroba...mmm...

    ResponderEliminar
  27. Querida Ginja, no me extraña nada que tengas estos encuentros tan entrañables, con lo buena persona que eres y lo bien que cocinas, todas tus amigas querrán estar un buen rato contigo. Me alegra lo bien que os lo pasasteis. Una mesa llena de amistad y comida riquísima. acompañado de este rico pan de algarroba que nos presentas hoy. Seguro que a mi amiga Marigel le va a encantar. Besinos .

    ResponderEliminar
  28. Ginja, que prazer foi sentar-me nesta mesa!!
    Gostei mesmo muito!

    Obrigado pelo carinho e simpatia
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  29. Acabei de chegar da cozinha da Alice e me encantei com o encontro das amigas, chego aqui e me encanto novamente com sua participação tão bela quanto de Alice
    Seu bolo ficou lindo Ginjinha, já provei alfarroba e gostei.A apresentação como sempre primorosa. Beijinhos ótima semana

    ResponderEliminar
  30. Que pão delicioso. Gosto de alfarroba mas feito por mim, apenas bolachas. Tenho de experimentar este pão.
    Boa semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Ginga,
    O teu blog e as tuas receitas são o máximo!!!
    Acho que está tudo dito.
    Vou levar a receita do teu lindo pão de alfarroba.
    Boa semana e beijinho.

    ResponderEliminar
  32. Querida Ginja
    Adoro este pãozinho e fiquei sem palavras com a vossa homenagem :)
    Na última hora escrevi e apaguei frases que me parecem ocas perante a vossa acção...
    O melhor de tudo foi sem dúvida conhecer-vos, conviver e poder ajudar.
    Obrigada por tudo :))

    ResponderEliminar
  33. Este pão é um sonho, muito nutritivo e com um aspeto fabuloso...

    ResponderEliminar
  34. Olá Ginja,
    acabei de ler o comentário que me deixaste e falas de ter "talento para fazer pão"... olhando este teu asseguro-te que és para mim uma inspiração no pão e em tudo o resto! Gosto tanto das tuas palavras, refletem sempre tanto carinho e senti-me emocionada face ao vosso gesto tão bonito! A Helena já comentou acima e acredito que deve mesmo ter ficado sem palavras.
    Há muito coisa bela neste mundo blogueiro e esse encontro foi sem duvida um momento especial para vocês.
    Bjs

    ResponderEliminar
  35. menina querida que lindo este pão maravilhoso mesmo ..parabens eu amei ..esta divino ...amo pães hoje tenho um também para a 7° World Bread Day bjokas boa terça feira

    ResponderEliminar
  36. E eu como fiquei muito curiosa, claro que tinha de dar uma espreitadela a todas as outras cozinhas.
    E gostei do que vi, desde as ementas às espectaculares fotografias.
    E que maravilhoso pão a Ginja confeccionou.
    Momentos de convívio como esse são de repetir, pois a convivência entre amigas é muito salutar e deve ser feito com alguma assiduidade.
    Por aqui...bem fico à espera de novos encontros e novas e deliciosas ementas.
    beijos

    ResponderEliminar
  37. Querida Inês,

    Uma vez mais nos contemplas com o teu profissionalismo, o teu empenho misturado com ternura e carinho que colocas no que fazes.
    Isso sente-se nas fabulosas fotos que nos mostras e que temos a honra de poder contemplar ! :)

    Amiga, é sempre um prazer ter a oportunidade de esta com pessoas que admiramos. Foi o vosso caso, posso bem imaginar os bons e divertidos momentos que passaram juntas e a memória que ficará desse encontro inesquecível para todas.

    O teu pãozinho está "fabulástico" :-) , ainda hei-de conseguir fazer pão em condições um dia, não deve ser nenhum bicho de 7 cabeças, mas é de facto algo para o que não sou muito virada ! :-)

    Adorei a tua e as vossas descrições do encontro, nota-se que se entrosaram na perfeição !

    Grande beijnho para ti

    ResponderEliminar
  38. Querida ginja,
    adoro bolos que levam farinha de alfarroba...acho que a culpa dos anos que vivi no algarve hehee eu já te disse várias vezes, mas digo de novo que adoro visitar o teu blogue pelas receitas, fotografias e pelos teus textos sempre maravilhosos=) ***

    ResponderEliminar
  39. Que belas fotos, Ginja! Realmente você está se aperfeiçoando a cada post com as fotografias, e nada me encanta mais que um blog com boas fotos :)
    Descobri que agora está mais fácil encontrar farinha de alfarroba por aqui, ainda me falta procurar nas lojas, assim que comprar vou incluir este pão na minha lista!
    beijos

    ResponderEliminar
  40. Em primeiro lugar desculpa só agora estar a deixar aqui um comentário. Ninguém que esteve sentado à mesa da Helena merece este meu atraso, porque cada uma escolheu delicadamente a nossa refeição. Muito Obrigada por ter tido oportunidade de jantar convosco, muito obrigada por termos estado a preparar esta refeição em conjunto.
    O teu pãozinho, Ginja, está verdadeiramente divinal, só me apetece agarrar na faquinha. preciosa, e num bocadinho de manteiga. Obrigada por esta escolha
    beijinho

    ResponderEliminar
  41. Obrigado e todos que me deixam por cá um comentário.
    Obrigado pelo vosso carinho e simpatia. Por terem tempo para me visitar e deixar sempre uma palavra amiga.
    Este pão é delicioso por si só, nem precisa de queijo, manteiga ou compota (se bem que já o imagino com uma fatia de requeijão e doce de figo com canela...), não fosse ele uma receita da Helena, e ainda por cima com alfarroba, que eu adoro (mas isso já vocês sabem!).
    Obrigado e um beijinho especial à Helena, que é sempre uma inspiração.

    ResponderEliminar
  42. As fotografias são óptimas e a descrição fez-me ficar com imensa fome.
    Que excelente ideia juntar pessoas de tão bom gosto!

    ResponderEliminar
  43. Tanta coisa boa, feita por tanta gente talentosa!!
    E que bela receita nos trazes... Fiquei encantado com a cor do pão. Uma delicia ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Um belo jantar... sem dúvida :)
    O pão ficou mesmo lindo...adoro pão bem escuro!
    As fotos falam por si...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  45. Esse pão ficou lindo mesmo!!! Já provei alfarroba, e até gostei do sabor, mas usado em pão nunca!!! Sinto-me tentada :)
    uma beijoca querida

    ResponderEliminar
  46. Esse pão tem bom aspecto. Nunca provei pão de alfarroba mas esta receita deixou-me com vontade de experimentar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  47. Minha querida e doce Ginjinha,
    Que receita magnífica e que post divino, como é hábito, as fotos, sem comentários, pois estão cada dia mais profissionais e muito Donna Hay (eheheh...)!!
    Falando na dita, amiga, o novo livro dela que te falei, já chegou e é sublime. Muito parecido com o fast, fresh and simple e cheio de receitas fáceis e sublimes!!
    Eu é que te devo um e-mail linda, por isso desculpa, mas esta semana as crianças estão em casa e então o tempo está curto...
    O Jamie só segue para a semana e leva-te um frasquinho de sementes de Nigella, ok :))))???

    Voltando ao teu pãosinho, já fica anotado para fazer este fim de semana em vez do cheesecake...
    Beijinhos grandes minha lindona,
    Lia.

    ResponderEliminar
  48. Sabes Ginga, hoje tenho de te elogiar. Cada vez que cá venho fico reconfortada. Adoro a maneira como corre o blog, com fotografias que são fantásticas, receitas diferentes e inspiradoras, uma grande simpatia e textos muito bonitos :) E esta receita é mais uma daquelas que me dá vontade de ir a correr para a cozinha, pena não ter cá farinha de alfarroba! :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  49. Que pão tão apetitoso Ginja! Acreditas que nunca experimentei cozinhar com alfarroba?! Deixaste-me bem curiosa :)
    E parabéns pelas fotografias! Onde arranjaste esse fundo? Também quero, eheh :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  50. Heya i'm for the first time here. I came across this board and I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you helped me.


    http://cyberforensics.net.au/wiki/index.php?title=User:AguedaFri

    Look at my website :: colo cleanse pro reviews

    ResponderEliminar