Granola com Quinoa e Maple






Na vida às vezes é tão difícil arriscar. Ser ousado. Não ter medos nem receios. Enfrentar situações novas. Sair da nossa zona de conforto. Sem pensar.
Confesso que sou uma pessoa tímida e tantas vezes tenho de enfrentar situações, que por vezes me deixam receosa. E indecisa. Mas tento sempre ir em frente. Ultrapassar os obstáculos. Viver e aproveitar as coisas novas que vão surgindo. Obtendo um pouco de prazer em tudo o que faço.
Onde não tenho receios de inventar e experimentar coisas novas é sem dúvida na cozinha. Gosto de pensar em receitas novas, sabores que me poderão seduzir. E ousar. Experimentar, falhar, reinventar. Pensar nas receitas de sempre e como lhes colocar um twist, como as tornar diferentes. Arriscar na cozinha é sempre tão divertido. Deixa-me leve e solta. Vou ao encontro dos meus gostos e sinto-me livre. 
Por isso os pequenos-almoços em vez de serem aborrecidos e monótonos, tento variar, e pego na receita de sempre de granola caseira e digo não. Hoje apetece-me uma coisa nova. Que tal juntar quinoa e maple para variar? E côco e arandos secos. E o que me apetecer mais. E que cheirinho tão bom ao sair do forno. 
Como uma peça de fruta em pedaços, com iogurte natural e granola, abraçando uma tacinha de pequenos prazeres. Assim começo bem o dia, cheia de energia para o enfrentar!









Granola com Quinoa e Maple Syrup

1 chávena bem cheia de flocos de aveia
1/2 chávena de flocos de centeio
1/2 chávena de amêndoas e nozes aos pedaços
1/4 chávena de sementes de abóbora
1/4 chávena de sementes de girassol
3 colheres de sopa de sementes de sésamo brancas e pretas
1/4 chávena de quinoa não cozinhada
1/4 chávena de côco ralado
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 chávena de maple syrup
1/4 chávena de arandos secos


Preparação

Numa taça juntar a aveia, centeio, frutos secos, sementes, quinoa e côco e misturar bem.
Juntar a canela ao maple e envolver bem na mistura dos secos.
Colocar a granola bem espalhada num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 150ºC, até dourar (uns 25-30 minutos). Ir mexendo de 10 em 10 minutos para não pegar e dourar uniformemente.
Retirar do forno e deixar arrefecer, juntando depois os arandos secos cortados a meio e envolvendo.
Guardar em frascos hermeticamente fechados.

Bom Apetite!










Bolo de Maçã, Aveia e Canela







O Outono está cá. Miro da janela as folhas amarelas e vermelhas a rodopiarem no chão. Caem e rolam. Envoltas no vento, frio e chuva. Chegou o Outono de encanto tamanho. As árvores vão-se despindo e as folhas vão caindo, envelhecidas. Tempo de nostalgia.
Gosto dos cheiros e das cores da estação. Rendo-me aos laranjas, aos vermelhos e aos castanhos. Quer seja da paisagem, quer seja da comida. Gosto dos sabores de Outono. Venham os cheiros que nos seduzem e o identificam. Venham as abóboras, os diospiros, as romãs, as maçãs, as pêras, as castanhas e os frutos secos. As vindimas e as uvas carnudas.  Os assados, guisados e a comida de forno. As batatas-doces e as sopas de legumes assados. Os chás e infusões quentes. Os bolos com cheiro a especiarias, quentinhos a sair do forno. Em ode ao Outono.
Desde sempre que associo o sabor maçã e canela a esta estação. Em bolos, fofos e que pedem mais uma fatia. Nas mãos, uma chávena, em abraço. Uma fatia deste bolo e um chá. Aguardando que passe a chuva. E vocês? Quais são os vossos sabores de Outono?









Bolo de Maçã, Aveia e Canela
(adaptado do livro Baking, de Dorie Greenspan)

8 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
1 chávena de leite
1 ovo grande
1 e 3/4 chávena de farinha
2 colheres (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 chávena de açúcar
1/4 chávena de açúcar mascavado claro
1/2 chávena de flocos de aveia
2 maçãs pequenas em cubinhos
1/2 chávena de nozes em pedacinhos
1/3 chávena de passas (opcional)


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma quadrada.
Numa taça, bater muito bem o ovo com o leite e a manteiga.
Numa outra taça juntar a farinha, fermento, bicarbonato, canela, açúcares e aveia, misturando bem.
Envolver esta mistura dos secos nos líquidos. Adicionar a maçã, as nozes e passas envolvendo suavemente.
Colocar a massa na forma e levar ao forno até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!










Scones Integrais de Queijo e Cebolinho







Gosto de scones. Gosto de preparar a sua massa com a ponta dos dedos. De sentir os ingredientes e ficar com as mãos cheias de farinha. E às vezes a cara e a roupa. Brincar. A minha cozinha não é muito séria. É descontraída. Gosto de rir e sentir-me criança ao mexer na massa. Gosto de a moldar e fazer estes mini bolinhos já na expectativa de um lanche tranquilo e com tempo num fim de tarde, acompanhado de um chá fumegante (how british of me...). Gosto de retirar o tabuleiro do forno com um ar triunfal. Saiem sempre bem. São tão simples de fazer. Como uma brincadeira.
Desta vez o meu cantinho das aromáticas inspirou-me numa versão salgada. O cebolinho tombado pela chuva pedia ajuda para se recompor. E o pedaço de queijo da ilha na mesa piscou-lhe o olho. Já estava lançado o mote para um encontro perfeito. Nada como scones para combinar com um final de tarde outonal. Morninhos, servidos com manteiga e um chá de frutos. Que bem que se está em casa.


Scones Integrais de Queijo e Cebolinho

120 gr farinha trigo
120 gr farinha trigo integral
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de sal
1 ovo batido
1 colher (sopa) de manteiga
100 ml de leite
50 gr queijo da ilha ralado (ou parmesão)
cebolinho picado q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar ligeiramente um tabuleiro e reservar.
Colocar todos os ingredientes numa taça e ir misturando com as pontas dos dedos sem amassar, até formar uma massa não muito homogénea. Moldar num círculo achatado. Cortar em 8 triângulos. Dispor no tabuleiro ligeiramente afastados. Levar ao forno até cozer e ficarem dourados. Servir ainda mornos com manteiga.

Bom Apetite!











Bolo de curgete, amêndoa e côco







Hoje de manhã saí muito cedo,
Por ter acordado ainda mais cedo
E não ter nada que quisesse fazer...

Não sabia que caminho tomar
Mas o vento soprava forte, varria para um lado,
E segui o caminho para onde o vento me soprava nas costas.

Assim tem sido sempre a minha vida, e
Assim quero que possa ser sempre
Vou onde o vento me leva e não me
Sinto pensar.

(Alberto Caeiro)








Talvez este seja o melhor bolo de curgete que já provei. Será? Fico em dúvida mas como mais uma fatia para comprovar. Talvez seja mesmo um dos meus bolos simples favoritos. Trinco mais um pouco e saboreio.
Um bolo simples com tanto para dar.  Daqueles que se come uma fatia, se corta outra e se vai comendo, e ainda mais uma para o caminho. Para o caminho que o vento nos levar. 
Nestes dias cinzentos e de chuva, o melhor caminho será sempre a nossa casa, o nosso aconchego. O quente. E o abrigo. Com comidas de conforto, e bolos a sair do forno perfumando o ar, envoltos num fumegar de chás e bebidas quentes. Só mais uma fatia. É tão bom.
É certo que foi feito com as últimas curgetes que o Verão nos trouxe, quando o quintal estava mais colorido. Os dias eram outros. Mas tem cheiro desta nova estação. Tem cheiro a casa, tem cheiro a folhas caídas e a terra molhada pela chuva, tem cheiro a dias assim. Envoltos em tom e cheiro a canela. E fatias cortadas a eito.







Bolo de Curgete, Amêndoa e Côco

3 ovos
1 chávena de açúcar
1/2 chávena de açúcar mascavado escuro
raspa de 1 limão
3/4 chávena de azeite (ou óleo vegetal)
2 chávenas de farinha
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 chávena de amêndoa sem pele moída
1/2 chávena de côco ralado
2 chávenas de curgete ralada com casca


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar com farinha uma forma de chaminé. Reservar.
Numa taça bater os ovos com os açúcares, raspa de limão e o azeite/óleo, com a batedeira até obter uma mistura volumosa e mais clara. Juntar os secos (farinha, fermento, bicarbonato e especiarias) e envolver bem. Adicionar a amêndoa, o côco e a curgete, mexendo bem.
Colocar a massa na forma e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Desenformar 10 minutos depois de retirar do forno.

Bom Apetite!








Pão de alfarroba e sementes num encontro especial





Há blogues que encantam e nos inspiram. Que nos fazem sonhar. Não só pela sua apresentação, receitas, histórias e fotografias, mas também pela pessoa que o faz. Um deles é o Sabores de Canela, da querida Helena, que foi dos primeiros blogues que conheci e me inspirou, pelas receitas tão boas e pelas fotografias que são sempre arrebatadoras. Sempre suspiro por entre composições e bom gosto, cores e sabores.
A Helena é uma pessoa de uma simpatia e generosidade enorme, que não tem receio de partilhar os seus conhecimentos, e foi um gosto conhecê-la num workshop de fotografia. Poder partilhar um dia com ela e com outras meninas foi muito especial.
E como o seu blog é para nós uma inspiração, que coisa melhor que juntar essas mesmas amigas à mesa e celebrar os Sabores de Canela. Juntam-se assim as suas receitas, um menu preparado com todo o carinho, numa mesa animada, onde a culinária é uma paixão, e onde cada uma de nós contribui com o seu prato, numa festa em homenagem à Helena.
Como entrada a Alice começa a servir os seus Espargos com Presunto, enquanto eu começo a fatiar o Pão de Alfarroba que aqui apresento hoje. Segue-se um Creme de Ervilhas e Funcho, deliciosamente preparado pela Mané. Vamos provando os pratos principais, um Empadão de Frango e Lima feito pela doce Maria, e uma Massada de Tamboril feita pela Intrusa, enquanto nos servimos do fresco Sumo de Maçã com Gengibre trazido pela Marmita. Para finalizar em grande, um Coulant de Alfarroba feito pela Sandra.









Pão de Alfarroba e Sementes
(receita do blog Sabores de Canela, adaptada à MFP)

310 ml leite morno
40 gr manteiga mole
40 gr de açúcar
400 gr farinha de trigo
35 gr farinha de alfarroba
1 saqueta fermento biológico seco
sementes de sésamo pretas e de linhaça (3 colheres sopa)
flocos de aveia para polvilhar


Preparação

Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer o pão, pela ordem indicada pelo fabricante.
Correr o ciclo de amassar e levedar.
Untar uma forma de pão e colocar lá dentro a massa, tapando e deixando levedar mais 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar a superfície do pão com água e polvilhar com os flocos de aveia.
Levar ao forno até cozer.

Bom Apetite!







Resta-me agradecer à Helena, pela sua generosidade e partilha, e por estas fantásticas receitas que tornaram o nosso convívio ainda mais delicioso. E enviar um grande beijinho à Mané, Alice, Marmita, Maria, Sandra e Marta. Meninas, foi uma surpresa cheia de sabor!





Um bolo com mirtilos e um convite para jantar






Convidar um músico para jantar. Revelou-se bastante difícil escolher somente um. São tantas as bandas e músicos que já percorreram os caminhos da minha vida, tantos estilos diferentes que podem acompanhar os dias e os estados de espírito. Mas que não posso passar sem música é bem verdade. Todos os dias. Até a cozinhar coloco uma banda sonora. E deixo-me levar pelos acordes.
Inicialmente achei que o perfeito seria fazer um grande festival algures entre o meu jardim e o longo pomar. Durante a tarde haveriam concertos de jazz, bossanova, dando destaque a músicos portugueses, e à noite um cartaz de sonho, percorrendo bandas e músicos como os Radiohead, Blur, Air, Beck, Nick Cave, PJ Harvey, Muse, Massive Attack, Tindersticks, Alpha, Sigur Ros, Nouvelle Vague, Beirut, Coldplay e Blonde Redhead entre outros. Era bom não era? Que devaneio...
Como a maioria deles até já os vi ao vivo, e isto seria coisa para ficar fora do meu orçamento, pensei naquela artista que por vezes me comove, com a sua voz brilhante e que eu ainda não tive o prazer de ver (era para ser este ano...). Mas que ouço sempre com a mesma vontade. E até canto no chuveiro (mas só mesmo lá!). Falo-vos da Bjork. A cantora que veio do frio. Numa explosão de música, excentricidade e sentimento.







Ela aceitou o convite, com algum receio de início. Mas ao saber que seria fora do círculo das atenções, numa terra pacata, longe de olhares indiscretos que por vezes a incomodam, agradeceu e marcou a data.
Trouxe a sua família, e juntos partilhamos um belo jantar, em tons de cumplicidade e alguma timidez.
Falamos do seu início de carreira numa banda punk, e dos Sugarcubes. Falamos do seu país de origem, a Islândia, dos sítios que ela adora e do single Náttura. Falamos da sua inspiração. Nos países por onde já passou. Nos seus discos, no seu estilo muito próprio. Nos seus videoclipes realizados por Michel Gondry. Inevitavelmente falei no filme Dancer in the Dark, realizado por Lars von Trier, que lhe valeu um prémio de melhor actriz no festival de Cannes, e de como eu me comovi ao ver. Embora eu não quisesse abordar o tema político, acabamos por falar também no seu apoio e solidariedade a grupos de libertação nacional, e na sua canção Declare Independence.
Por entre conversas e músicas, o jantar foi passando até despercebido. Até chegar a sobremesa!
Um bolo com mirtilos e streusel, ainda morno, que foi servido com uma bola de gelado de canela caseiro. Um bolo que a fascinou, tanto como a mim.







Resta-me agradecer à Vera pela escolha do tema para este mês, do projecto Convidei para Jantar... , que sempre me desafia, e no qual adoro participar! Deixo-vos a receita do bolo. Deliciem-se e oiçam música!


Blueberry Buckle
(levemente inspirado no livro Cake Keeper Cakes, de Lauren Chattman)

Streusel:
1/2 chávena de farinha trigo
1/4 chávena de açúcar mascavado claro
2 colheres (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de canela
4 colheres (sopa) de manteiga

Bolo:
2 ovos
3/4 chávena de açúcar
raspa de 1 limão
50 gr manteiga
1 iogurte natural
1 e 1/2 chávena de farinha
1 e 1/2 colher (chá) de fermento
2 chávenas de mirtilos


Preparação

Começar pelo streusel, juntando todos os ingredientes numa taça e com as pontas dos dedos ir mexendo e amassando até se formar uma mistura granulada semelhante a areia. Reservar no frio.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar uma forma redonda normal com papel vegetal (no fundo) ou usar uma forma de mola.
Numa taça juntar a manteiga e o açúcar e bater muito bem. Adicionar os ovos e mexer até ficar uma massa fofa. Juntar o iogurte e a raspa de limão, mexendo bem. Envolver suavemente a farinha e o fermento na massa e por fim os mirtilos, com muito cuidado para não esmagarem.
Colocar a massa na forma, alisando a superfície. Distribuir o streusel por cima. E levar ao forno até cozer.
Servir ainda morno ou frio.

Bom Apetite!











cookies de nutella e manteiga de amendoim






Está oficialmente aberta a época das bolachinhas e biscoitos. Se o verão e os dias quentes nos afastam da cozinha elaborada e do forno, o outono traz-nos todos esses prazeres que rodeiam a preparação de uma receita. Estar na nossa cozinha e aproveitá-la ao máximo. Meter a mão na massa, sentir o quente do forno, fazer bolachas a 4 mãos, sentir o seu cheirinho a espalhar-se na casa. E trincar uma ainda quente (cuidado com a língua!).
Para começar a época dos biscoitos, quis algo pecaminoso. Eu que ando a tentar afastar-me das tentações, não consegui... eram as primeiras cookies! Mereciam um doce empenho. E se habitualmente a nutella e a manteiga de amendoim não são ingredientes a ter em casa, tiveram de regressar. Para celebrar. E provar. E comer uma atrás da outra. Afinal de contas, o fim-de-semana é prolongado. E um pequeno prazer não pode ser negado. Mãos à obra?



Cookies de Nutella e Manteiga de Amendoim
(receita aqui)

1/2 chávena de nutella
1/2 chávena de manteiga de amendoim
1 chávena de farinha
1 ovo


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro grande.
Misturar todos os ingredientes numa taça e mexer até obter uma massa homogénea (primeiro com uma colher e depois com as mãos). 
Formar pequenas bolinhas com a massa. Colocar no tabuleiro. Espalmar com a palma da mão.
É normal não ficarem completamente redondinhas.
Levar ao forno até cozer. 
Nota: a textura destas cookies é um pouco diferente de um cookie normal, mas são deliciosas.

Bom Apetite!











enroladinhos de pesto e queijo fresco






Eu não sou vegetariana. Mas já pensei em adoptar o vegetarianismo a determinada altura da minha vida.
Desde que tive as cadeiras de Anatomia e Inspecção Sanitária no meu curso, deixei de comer alguns tipos de carne, e julgo que se trabalhasse num matadouro a fazer inspecção que deixaria de comer carne de todo.
Mas acho que seria complicado deixar de comer ovos, queijos e peixe fresco que tanto aprecio.
Mesmo assim gosto de fazer duas a três vezes por semana dias vegetarianos, sem carne. O pior é que cá em casa nem todos vão nessa conversa. Há pratos que até agradam mas há outros que lhes torcem logo o nariz. E há quem não dispense o belo do bifinho no prato. Eu quando cozinho só para mim faço imensas saladas e pastas sem carne e sabem-me tão bem. Pratos deliciosos e saudáveis.
Esta semana celebra-se a 5ª Semana Vegetariana promovida pelo Centro Vegetariano, e dia 4 de Outubro é o Dia Mundial do Animal. Porque não repensarmos a nossa alimentação e os nossos hábitos alimentares? Pela nossa saúde, pelos animais, pelo ambiente. Fazermos mais refeições sem carne, mesmo que seja um só dia por semana.
Ontem como foi Dia Mundial do Vegetarianismo, resolvi fazer refeições ovo-lacto-vegetarianas para todos. Sopa de alho-francês, curgete e abóbora (biológica e com produtos da nossa horta), fruta, pasta com molho de tomate e manjericão e uns enroladinhos com pesto e queijo fresco. Que brilharam e tornaram o nosso dia bem mais leve e delicioso.









Enroladinhos de Pesto e Queijo Fresco

Para a massa:
1/4 chávena de água
50 ml azeite ou óleo vegetal
1 ovo biológico batido
2 iogurtes naturais
500 gr farinha trigo
1 colher (chá) de sal
1 saqueta de fermento seco biológico

Para o pesto de aromáticas:
1 ramo pequeno de manjericão, coentros, cebolinho e salsa
2 colheres (sopa) de pinhões
1 dente de alho
3-5 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de parmesão ralado

2 queijos frescos (pequenos)


Preparação

Colocar pela ordem indicada os ingredientes para a massa na cuba da MFP e correr o ciclo de amassar e levedar.
Preparar o pesto: tostar os pinhões numa frigideira. Colocar juntamente com as aromáticas, alho e parmesão e triturar muito bem até obter uma pasta homogénea. Adicionar o azeite e voltar a triturar.
Esticar a massa numa superfície polvilhada com farinha, em forma rectangular.
Espalhar o pesto pela massa e esfarelar o queijo fresco por cima do pesto.
Enrolar a massa no sentido do lado maior do rectânculo. Cortar em fatias e dispor viradas para cima, num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal.
Levar ao forno até a massa cozer e dourar.

Bom Apetite!