Bolo de Cenoura com Nozes e Tâmaras






Esta noite sonhei com a praia. Sonhei com um dia de sol e calor. Andava de chinelos na mão, pés descalços e vestido de alças e caminhava pela areia junto ao mar. O mar azul transmitia serenidade e eu sorria como uma criança num dia de férias na praia.
Quando acordei não estava na praia, nem estava sol. Um tempo tristonho, cinzento e de chuva, um vendaval que leva tudo pelo ar. Dias de temporal.
Já tenho saudades da Primavera, dos dias de Verão, do sol e do calor na face. De passear.
Enquanto o tempo não muda de tom, resta aproveitar o que ele nos pode oferecer de bom. O aconchego da casa, o forno ligado, a comida de conforto, os filmes no sofá, a mantinha, o gato enroscado, os livros novos para ler, um chá e uma fatia de bolo. São motivos bons para sorrir.






Fiz este bolinho para afugentar os dias cinzentos. Com sabores ainda de Inverno mas que anseiam por uma mudança. O meu tempo livre tem sido bastante reduzido mas o pouco que tenho gosto de aproveitar para fazer coisas que me deixem felizes. Como este bolo. Receita da Laranjinha, para celebrar os sete anos do Cinco Quartos de Laranja. Um blog tão rico, cheio de coisas boas, tantas receitas numa cozinha para dias felizes. 
Celebro assim o seu aniversário, desejando muitos mais anos de inspiração e sucesso. Comemos uma fatia?






Bolo de Cenoura com Nozes e Tâmaras
(adaptado do blog Cinco Quartos de Laranja)

5 ovos
300 gr de cenoura
200 gr de açúcar amarelo
250 gr de farinha com fermento
75 gr de manteiga sem sal
125 ml de iogurte natural
1/2 colher (chá) de canela
1/4 colher (chá) de noz moscada
1 pitada de cravinho
1 pitada de sal
80 gr de nozes
150 gr de tâmaras


Preparação

Untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de uma forma redonda. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Descascar as cenouras e ralar finamente. Cortar em pedaços as nozes e picar grosseiramente as tâmaras descaroçadas. Reservar.
Bater o açúcar com a manteiga amolecida e adicionar os ovos um a um, batendo entre cada adição. Juntar o iogurte natural e as cenouras e mexer muito bem. Juntar a farinha, as especiarias e o sal.
Envolver as nozes e tâmaras num pouco de farinha e juntar à massa.
Colocar a massa na forma e levar ao forno até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!








71 comentários:

  1. Nós por aqui também andamos a sonhar com melhor tempo...até porque a torradinha precisa de apanhar um solzinho :/...
    Ginjinha que bolo tentador...tamaras e cenoura...parece-me tão bem. Já me estou a ver a comer não 1 mas 2 fatias e uma enorme caneca de chá!...Ah as tuas fotos são tão bonitas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso....Uma fatia desse bolo, uma chávena de chá, uma manta e o gato enroscado....Perfeito!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Comemos sim! Envia-me uma fatia( bem grande) deste bolinho que com este tempo só apetece coisas boas :)
    gosto muito desse coelhinho a tentar comer o bolinho hehe
    já estamos em Março, por isso, o tempo bom já está para vir :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. E olha que te ia fazer companhia nesse teu sonho, por aqui um dia chuvoso, ventoso e piroso hehehe

    Belo bolo, alternativa podiasmos fazer um lanche com ele, bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Que lindo ficou esse bolo, totalmente a meu gosto!

    ResponderEliminar
  6. Aqui no Brasil o sol está escaldante e até pedimos a Deus por um bom dia cinzento! O seu bolo ficou mesmo um espetáculo! Beijinhos ensolarados...

    ResponderEliminar
  7. Como te percebo. Este vento todo, até leva as ideias para bem longe!
    O bolo está lindíssimo e deve estar super gostoso. Mas fiquei encantada com a loiça, aquele coelho que espera pela Páscoa assim tão sossegadito ;) Onde encontraste esta loiça?
    Beijinhos Ginja, e agasalha-te bem :)

    ResponderEliminar
  8. Já somos duas Ginga... também já deito inverno pelos olhos. Estou fartinha deste tempo.
    O que vale são os bolinhos para nos animar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Ginja,
    Certamente este bolo dá um bom empurrão ao bom humor, pois ficou lindo e parece delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. É pena o teu sonho ainda estar tão longe da realidade! Quem me dera que já estivesse bom tempo para ir dar um saltinho à Figueira, nem que fosse para comer um gelado ao sol :) Vamos ter que esperar!

    Este bolo de cenoura ficou tão bonito!! A cor é linda e o interior é tão rico... Ficou perfeito :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. Nas minhas caminhadas matinais fazem parte os passeios pela praia e não vejo hora de passear com menos roupa e o sol a bater nas costas.
    Estou farta deste tempo,.
    Adorei o teu bolo ficou lindo.
    O interior esta uma verdadeira delicia.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Ai Ginjinha espero mesmo que esse teu sonho se torne tão real quanto o bolinho que nos mostras hoje :)
    Não posso ir embora sem dizer que as fotos ficaram lindas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Humm agora sabia-me bem uma bela fatia deste bolo fantástico e uma chá de tília :)

    ResponderEliminar
  14. Também tenho tantas saudades do sol, do calor e da praia...
    esse bolo tem a cor e os sabores da primavera, ficou lindo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Um bolo muito bonito e certamente delicioso!
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Ginga ;-),partilho do mesmo sentimento, faz-nos falta o sol e o céu azul, mas há sempre alguma coisa boa em cada dia... É tão bom chegar a casa, depois de um dia de trabalho, pôr em prática umas receitas coloridas e deliciosas como esta e depois o aconchego de uma mantinha, do sofá!
    Vou experimentar esta receita :-)
    Vera

    ResponderEliminar
  17. Só pelos ingredientes percebe-se que é algo de delicioso e além disso, ficou lindissimo

    ResponderEliminar
  18. LINDO! e delicioso né? Hmmmmmmmmmmmmmm
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Que rico bolo!!!

    Bjocas

    http://paladaresdaisa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Que lindo bolinho amiga, ficou divino!

    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Ginja, além da linda apresentação o bolo está lindo e com certeza muito saboroso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Ficou com um aspecto absolutamente divinal :D Eu também ando cheia de saudades do Verão :(

    Beijinhos e tem um bom resto de dia! :D

    ResponderEliminar
  23. Eu como uma fatia bem grande. Enorme! Faz algum tempo que não faço bolo de cenoura e tenho uma receita que é bem aromática, com especiarias que lembram o quentinho da nossa casa durante o inverno. E também fiquei de olho nessa receita da Laranjinha. Mas tenho tido tão pouco tempo para me dedicar quer a cozinhar quer a fotografar quer a testar receitas novas, que por agora vou-me manter a partilhar as coisas que foram feitas durante janeiro e inícios de fevereiro...
    Se os dias tivessem 48h seriam perfeitos :)

    ResponderEliminar
  24. Que fotos maravilhosas!! O bolo está simplesmente fantástico!!

    ResponderEliminar
  25. Praticamente ando a sonhar acordada com o Verao desde ha umas semanas para ca. Estou tao aborrecida deste tempo de chuva e vento que nem queiras saber. Nada como afogar as saudades numa fatia deste lindo bolo, que esta de babar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Mas que espectáculo de bolinho!!! Adoro estes bolos simples, e saem-te tão bem das maozinhas :)
    beijinhos querida

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, Ginja!
    De facto os dias com cheiro a Primavera não se têm feito sentir... E enquanto eles não chegam este é de certeza um bolo perfeito para acompanhar um chá numa tarde de Inverno!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  28. Que bolinho tão bom e apetitoso :) FIcou perfeito!
    Agora comia uma bela fatia ao meu lanche :)

    Beijinhos querida,
    Joana

    ResponderEliminar
  29. Tão rico o bolo, é claro que aceito uma fatia :)
    Por aqui, em outro hemisfério, estou contando os dias para começar o outono. O calor excessivo, o sol o dia inteiro me deixa indisposta, vagorosa e mal humorada, sou uma pessoa melhor no frio.
    beijos!

    ResponderEliminar
  30. Também quero sol e calor e praia.. buahhh
    Mas tens razão, vamos ficar enroscadas no sofá. Posso roubar uma fatia? Yamiii que delícia.

    ResponderEliminar
  31. Pelo aspecto só pode estar delicioso, aceito o convite e vou levar uma fatia ;)...
    bjs

    ResponderEliminar
  32. Essa loiça é absolutamente amorosa. O prato do bolo com aquele coelhinho..... :)
    E o bolo não deve ficar atrás!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Fiquei com as órbitas arregaladas de tanto olhar para este bolo. Que delícia! E o interior? Que tentação. Fizeste bem em trazer a primavera para dentro de casa. O prato de bolo é tão lindo! Já a adivinhar a Páscoa, como o coelhinho branquinho.
    Um beijinho.
    patrícia

    ResponderEliminar
  34. Olá minha doce e querida amiga!
    Que texto lindo, vc escreve muito bem, me faz sentir nos seus
    textos, minha imaginação vai longe, rsrs.
    Seu bolo ficou lindo, fofinho e saboroso, ótima sugestão para
    a páscoa que está quase batendo em nossas portas, os dias estão
    voando.
    Amei as fotos, seu prato é lindo, que bom gosto!

    Desejo um Feliz dia Internacional da Mulher e um Feliz final de semana!
    Que vc seja sempre essa mulher humilde e linda por dentro
    e por fora!
    Que Deus te abençoe muitooooooo!
    Beijão ♥

    ResponderEliminar
  35. Querida Ginja, não gosto de fazer inveja mas aqui o Sol espreita todos os dias e sorri um pouco para nós... é que depois de tanta neve bem precisávamos de uns raios de sol para a boa disposição :)
    Mas tu com este bolinho, substituíste o Sol e irradiaste alegria!
    Desejo-te muita sorte para o passatempo.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Ginjinha minha linda, ainda bem que podemos sonhar não é mesmo? Eu gostaria também de ter um sonho gostoso desse, andar na areia e sentir a água nos meu pés. Preciso de uma férias assim hehe. Mas mesmo com dias cinzentos, voce os torna mais lindo com bolinhos reconfortantes assim como esse. Gostei muito da receita, gosto muito de tâmaras e frutos secos. É um bolo de cenoura caprichado, com certeza ficou delicioso demais. Adorei seu coelhinho, muito cut. Beijocas doce filhota.

    ResponderEliminar
  37. NOSSAAAAAA, quantas receitas deliciosas!! Me deixou com vontade de comer de tudo AIUHAOUIHAOIUH pode ter certeza que vou testar algumas de suas receitinhas! Vim aqui pela primeira vez, mas já me apaixonei pelo seu blog <3 Já estou até te seguindo AIUHAOIUHAAOIHU

    Beijos!

    ResponderEliminar
  38. Estás mesmo a precisar de férias! :-) E eu estou contigo, estou mesmo a ansiar pela primavera e pelo fim das chuvas. Este bolo está magnífico!

    ResponderEliminar
  39. Não sei se gosto mais do bolo se do prato! Acho que a Isabel vai gostar de ambas as escolhas :)
    Um beijinho e bom fim-de-semana!
    Teresa

    ResponderEliminar
  40. Ginga, o Bolo foi uma excelente escolha, mas estou verdadeiramente apaixonada pelo teu prato!
    Posso saber onde o compraste?!
    Beijinhos e feliz dia da Mulher!

    http://fabricocaseiro.blogspot.com/2013/03/cupcakes-de-tangerina-com-chantilly-de.html

    ResponderEliminar
  41. Hoje, dia 8/O3, é o nosso dia! Parabéns, mulher, por ser essa guerreira encantadora que faz de tudo para vivermos em paz e harmonia! Parabéns para nós ♥

    Beijos!

    ResponderEliminar
  42. Ginjinha minha doce amiga, embora um pouco tarde da hora, vim desejar um feliz dia das mulheres para voce e para todas as mulheres de sua familia. Um grande beijo e ótimo final de semana querida

    ResponderEliminar
  43. Doce Ginja.
    Com a visão maravilhosa deste bolo, e com uma fatia que levo agora para me deliciar com essa profusão de sabores, desejo-te um feliz dia da Mulher, que hoje e sempre os teus dias sejam sempre muito doces e brilhantes.
    Bom fim de semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Bueno, mi querida Ines, la reina portuguesa de las tartas, galletas y pasteles. Otra vez te has lucido, si la tarta anterior era para 10, este bizcocho lleno de ricuras en su interior es para empezar a comer y terminarlo de una sentada. Te quedó espléndido amiga, me encantan este tipo de bizcochos, además te salió perfecto, nada inflado por el centro, perfecto. Mira, los oricios, están tan ricos que si los pruebas, seguro que te gustan para siempre, pena que no los hayas probado. Besinos amiga Ginjina.

    ResponderEliminar
  45. Aparentemente não sou a única a gostar de doces de cenoura ;)
    Esse bolo tem um aspecto fantástico Ginja! Tem sabores que eu adoro e que transmitem tão bem o sentimento de conforto (necessário por estes dias)... Uma excelente sugestão para o fim de semana!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  46. Ginja,
    que bolinho apetitoso, a combinação dos ingredientes é perfeita e adorava tirar essa fatia que tão bem fotografaste. Também tenho um bolinho de tâmaras agendado :)
    As fotos estão fantásticas e sabes que eu adoro vê-las ao pormenor... até as costumo mostrar à minha filhota :)
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel

    ResponderEliminar
  47. Este bolinho também me ficou "debaixo da orelha", deve ser uma delícia, adoro bolos de cenoura e acho que as tâmaras devem dar-lhe um saborzinho muito bom!
    Estou contigo, também tenho tantas saudades da praia, dos dias alegres, de sol, de férias à beira mar ;) Ai que cheguem depressa!! Até lá temos estes bolinhos reconfortantes ;)beijinhos

    ResponderEliminar
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  49. Querida Ginja,

    muito obrigada pela tua participação com este bolo delicioso.
    Que venham os dias de sol e de praia.

    Um beijinho grande para ti.

    ResponderEliminar
  50. Parece-me perfeito, este bolo. Vindo do blogue da Laranjinha, só podia :) As fotos estão lindíssimas e achei lindo o pormenor do coelhinho a "provar" o bolo :)

    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  51. Querida Ginja,
    obrigada pelo comentário no meu blog, amei!
    Espero que vc tenha passado um dia da mulher especial.
    Desejo-lhe que todos os dias da sua vida sejam especiais e
    felizes!

    Bom fim de semana!
    bjs ♥

    ResponderEliminar
  52. O bolo deve ser mesmo muito bom para agradar até a coelhinhos!!! Adorei esse prato, é um mimo ♥
    Beijinhos e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  53. Se possivel, queria 2 fatias... Uma para comer já e outra para levar por favor. :D
    Este bolo tem um óptimo aspecto, e a combinção de sabores... Capaz de afugentar o mais negro dos dias.
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  54. Belíssimo bolo!!! O coelhinho quer, dá-lhe!
    Beijinhos e bom domingo!
    Madalena

    ResponderEliminar
  55. Que lindo bolo! Parece-me que combina bem com sol e com chuva ;) Eu cá sinto falta da mantinha e da lareira... e também costumo ir prá cozinha para afugentar as saudades ;)

    ResponderEliminar
  56. Olá Ginja,
    Fartei-me de remexer no blogue da Laranjinha e deparei-me com esta receita que há semelhança de outras mais me tentou bastante.
    Ainda bem que optei por algo diferente.
    O teu bolo está fenomenal, alto, foto, com uma linda cor, o seu sabor adivinha-se rico e delicioso, trás calor e alegria a estes dias cinzentões que teimam em ficar por cá.
    Adorei os teus pratinhos novos, tão lindos.
    A loja onde eu comprava, uma vez por outra, coisinhas destas deixou de ter, fiquei bem tristinha!

    ResponderEliminar
  57. Querida,

    Eu também quero praia...
    Eu também quero Sol...
    Eu também quero o mar, os dias quentes, as roupas leves, os chinelos nos pés, as blusinhas de alças, os vestidos airosos, o rabo de cavalo, os óculos de sol...
    Eu também quero... ;-)

    Mas temos de dar tempo ao tempo... tudo a seu tempo ! :)
    Não queremos frio, nem chuva no Verão, por isso que venha agora, pois que faz muita falta a este planeta, não é ? ;-)

    Amiga, o teu bolo está irrepreensível, uma conjugação perfeita de ingredientes como sempre Tu fazes e nos habituaste ! :)
    Vir aqui é sempre uma inspiração, já sabes que sempre me repito ao dizer-te que as tuas fotos são maravilhosas ! :)
    E o coelhinho é uma ternurinha, tão lindo ! :)))

    Beijinhos muito grandes, querida ! :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  58. Ginja querida.
    Passei para te agradecer as receitas que fizeste com alfaroba tao deliciosas e de aspecto tao convidativo que despertou em mim a curiosidade de provar esta delicia. Postei no blog o resultado num bolo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  59. minha querida este bolo esta divoino e a textura dele maravilhoso ótimo para um chazinho da tarde ou café da manha ..amei vou levando comigo bjão doces

    ResponderEliminar
  60. tem um aspecto delicioso... também adoro cozinhar em dias frios e chuvosos...QUERO SOL E CALOR!
    beijo

    ResponderEliminar
  61. Minha querida :)
    Estou rendida ao bolo :) está uma perfeição... Tão bonito, tão bonito :)
    E as fotografias?? Despertam o olhar de qualquer um! E a gula... Estou aqui a suspirar por uma fatia para acompanhar o café!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  62. Obrigado a todos pelo vosso carinho e comentários sempre tão simpáticos!
    Adoro ler-vos e saber o que acham. Este bolo da Laranjinha merece mesmo ser feito, é mesmo húmido e delicioso com as tâmaras, uma maravilha.
    Boa semana a todos!

    ResponderEliminar
  63. Esse bolo deve ser maravilhoso e adoro o cakestand!

    ResponderEliminar
  64. tens sempre uns cake stands tão bonitos! já para não falar dos bolos... mais um para a minha to-do-list. :)

    ResponderEliminar
  65. Ai amiga, nem me fales em praia e sol, pois por aqui está cada vez mais frio. Parece que vamos agora para o verdadeiro Inverno...
    Bom, este bolo amiga, não faz aparecer o sol, mas faz aquecer a lama e de que maneira, pois está divinamente lindo e deve ser maravilhoso!!
    Beijocas amiga,
    Lia.

    ResponderEliminar
  66. Olá Ginja! Adorei a receita deste bolo tão lindo! Ficou simplesmente perfeito e deve ser uma delícia! Gostei muito da combinação de sabores: cenoura, nozes, tâmaras...Hmm, maravilha! Apetece-me experimentar a receita! :)
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  67. Só para saberes, vou tentar fazer este bolo na 4-feira, para os anos do meu "namorido" ;). Depois digo se ficou bom :D

    ResponderEliminar