Panquecas de Banana e Mirtilo




 Adoro começar o dia com panquecas. Aqueles dias preguiçosos que se esticam ao sabor do que nós gostamos. Um pequeno-almoço mais reforçado, com direito a panquecas, frutas, iogurte grego e uns ovinhos, pão caseiro e sumos naturais ou smoothies animam-me sempre. Geralmente são saboreados lá fora, se o tempo o permitir, com o sol a brindar a mesa. Prolongam-se enquanto me espreguiço, e sei que o dia é livre, e caminho por ele com mais energia. Segue-se um passeio à beira-mar (que bom que o sol voltou!) e barriguinha cheia (cheia não, satisfeita!). 
Estou com saudades destes dias. Estas panquecas foram feitas no mês passado, em dias de férias. Dias preguiçosos e de mar à vista. De sestas e gelados. Chinelos nos pés, livros e esplanadas. Brunchs e petiscos. E boa companhia.

A receita vem de mais um dos meus livros favoritos (são muitos, eu sei), o "The Green Kitchen" dos autores do blog Green Kitchen Stories. Apetece fazer tudo, desde a primeira à última página. Receitas saudáveis, vegetarianas e algumas sem glúten, como é o caso desta. Que boas panquecas! 










Panquecas de Banana e Mirtilo
(adaptadas do livro "The Green Kitchen" de David Frenkiel e Luise Vindahl)

3 bananas maduras
5 ovos biológicos
50 gr de coco ralado
100 gr de mirtilos frescos
óleo de coco q.b. 
maple syrup, coco e mirtilos para servir


Preparação

Esmagar as bananas com um garfo. Colocar as bananas numa tigela e juntar os ovos batidos e o coco.
Bater muito bem e juntar os mirtilos, envolvendo suavemente na massa.
Numa frigideira, aquecer um pouco de óleo de coco e colocar 3 colheres de sopa da massa por cada panqueca.
Deixar cozinhar bem de um lado, e só quando a massa assentar bem e dourar por baixo, se vira, com cuidado e usando uma espátula. Deixando depois cozinhar do outro lado.
Cozinhar toda a massa da mesma forma e servir as panquecas empilhadas, com maple syrup, coco ralado e mirtilos frescos.
Nota: achei a massa bastante líquida mesmo usando menos um ovo na receita. A consistência da massa vai sempre depender do tamanho das bananas e dos ovos usados. Devem deixar cozinhar muito bem do primeiro lado antes de virar, se não quebram-se com muita facilidade. São deliciosas.

Bom Apetite!



 
 


43 comentários:

  1. também adoro esses pequenos-almoços bem preguiçosos e prolongados,
    para o próximo vou experimentar esta receita :))

    ResponderEliminar
  2. Adorei estas panquecas!!!! Simplesmente imaginei o aroma delas aqui em casa! E ainda por cima com coco! Ai, que um destes dias, faço gazeta e temos panquecas assim!!! E sabem tao bem, especialmente quando o tempo não corre atrás de nós! Ou melhor nós nao deixamos que ele corra e aproveitamos cada momento!!
    E olha o bom das férias e dos dias sem fazer nadinha, é isto! Ver os nossos livros preferidos e aproveitar, aproveitar... Onde é que moras mesmo??
    Um beijinho,
    Mena.

    ResponderEliminar
  3. E estão com o melhor aspecto do mundo. Sei que é hora do almoço, mas comia umas na mesma :)

    ResponderEliminar
  4. Que giro! Também acabei de publicar umas panquecas, a minha receita de sempre.
    Gosto muito desta versão. A experimentar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Ginja querida!
    Eu tbm adoro panquecas no café da manhã faço mais nos finais de semana
    quando estamos todos reunidos.
    As suas além de saudáveis ficaram lindas e tentadoras!

    Um grande beijo, feliz semana ♥

    ResponderEliminar
  6. Esta mesmo de dar agua na boca.
    Adorei
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Como adoro panquecas e estas assim ficaram a olhar para mim,...que tentação!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  8. Essas panquecas estão uma verdadeira tentação! Uma combinação de sabores perfeita :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  9. Caramba, tenho duas bananas iguais a essas ali na fruteira mas faltam-me os mirtilos :) Ficaram lindas!

    ResponderEliminar
  10. Adoro manhãs assim! Deixaste-me a sonhar! :)) ficaram lindas mesmo!

    Beijinhos,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Essas manhãs com tempo são as minhas preferidas, adoro. E estas panquecas, nham, nham, que boas que devem ser. Estou mesmo a imaginar, acabadinhas de fazer, ainda mornas com um fio de mel e olhar para o mar e sentir a brisa da manhã nos rosto e sem compromissos importantes, ai, ai, tão bom. Já estou com saudades das férias :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Inês: estão com uma lindíssima cor dourada essas gulosas panquecas. Também gosto de as saborear como penso que merecem: com tempo e dias preguiçosos. Sabem sempre muito melhor ( pelo menos para mim). Surpreendeu-me esta receita por não levar farinha e,no entanto, o aspeto é excelente!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Inês, também adoro um bom pequeno almoço com panquecas! E estas sem farinha devem ser fantásticas e ainda por cima são saudáveis, adorei!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Querida e doce filhota Ginjinha, como é bom estar de volta em meio as pessoas que embora distantes, amamos pela telinha. Estava morrendo de saudades de todos e curiosa para saber o que prepararam, Você não imagina o sorriso que dei de orelha à orelha ao ver que vc esta na Revista Actvia, encheu-me de orgulho e satisfação com sua alegria pois vc merece Ginjinha, fazes um lindo trabalho, tens mãos de ouro, e sua dedicação não poderia passar desapercebida. Parabéns, fiquei muito, muito feliz viu? E essas panquecas que primor! Nunca fiz panquecas com bananas na massa, adorei, com certeza ficaram deliciosas e iriam fazer a festa no nosso café da manhã. Levo a receita. Adorei.
    Ginjinha muito obrigada pelo carinho e suas palavras doces cada vez que vai no meu cantinho viu? Meu coração transborda de felicidade como todo coração de mãe. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  15. Que bela receita para um dia de calma e preguiça, Inês! Estão lindas essas panquecas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que ótima maneira de começar o dia, umas belas panquecas de banana, nham nham...

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Querida Ginjinha,
    Que panquecas divinas amiga. Diria mesmo scandiliciosas e o green kitchen, mesmo como o descreves e os dias de chinelos no pé..., para mim já parecem tão distantes amiga!!
    tenho saudades tuas. Temos de falar ok?
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. Que maravilha! Têm tão bom aspecto.. acho que vou experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. ADORO panquecas! Estas estão tão lindas e tão apetitosas. Estive a ver o livro e também gostei :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá,
    Adoro panquecas e estas tem um aspecto maravilhoso.
    Beijinhos
    mística-de-sabores.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Adoro pequenos almoços demorados e com tempo para fazer estas delicias! Adorei a ideia e é mesmo uma receita a experimentar!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Perfeitas!
    Senti uma imensa vontade de férias e praia enquanto estava a ler :)
    Acho que vou ter que fazer estas pequenas maravilhas que apresentas.
    Bjinhos

    Sara

    ResponderEliminar
  23. Que saudades desses dias!! :) Gostei muito desta receita, já a tinha visto no Green Kitchen. Não escapam do próximo brunch!! beijinho

    ResponderEliminar
  24. Bom dia Ginja,
    Os cafés da manhã demorados são muito relaxantes, tendo como parte da refeição estas deliciosas e nutritivas panquecas melhor ainda. As panquecas são lindas deveras apetitosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  25. Maravilhosas e, como sempre, ricamente fotografadas!!!!
    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  26. Hummmm.... delicioso!

    Bjs
    Dora
    www.ziripiti.com

    ResponderEliminar
  27. Maravilhosas! E já fiquei com a receita guardada, são perfeitas para quando retomar a minha dieta.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Qué ricos panqueques! Tentadores al máximo! Que fotografías tan bonitas!
    Besitos

    ResponderEliminar
  29. Querida Ginja
    Engraçado, embora eu adoro panquecas, faço apenas em dias especiais, como aniversários e dia de São Valentino! Preciso mudar isso com urgência - hehehe!
    Amei a tua receita de panquecas sem farinha!
    Já estou copiando a receita, pois quero experimentar em breve!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  30. É assim fiquei fixada na imagem daquelas duas bananinhas bem maduras, adoro comer quando estão assim com essas manchas, Adorei a receita e as imagens como sempre! beijos

    ResponderEliminar
  31. Ai...é desta que faço essas panquecas sem farinha!! Adoro! E que aspecto!!! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Olá minha querida!

    Ando em falta contigo, mas tal como a ti, o meu trabalho tem me absorvido o tempo todo.
    Mas não é disso que venho cá falar e sim dizer-te que estas tuas panquecas estão perfeitas!! Copiei a receita para fazer para os meus meninos (ambos celíacos). É tão complicado arranjar variantes de coisas boas que eles possam comer que estas tuas delicias vão para a to do list prioritária!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. As fotos dizem tudo....como é bom preparar e saborear um pequeno almoço especial em dias de preguiça...e aproveitar o resto do dia para fazer só coisas boas :)
    Gostei muito da combinação :P
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  34. Ainda bem que falta pouco para o fim de semana... mesmo não sendo super apreciadora de coco, acho que vou adorar :)

    R de Rita

    ResponderEliminar
  35. Que aspeto...... que delicia...... :)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  36. Pergunto eu, como é que estas panquecas vaidosas me passaram ao lado?! Acabo de fazer uma visita ao blog e depara-me com esta pequena grande maravilha. Têm um aspecto muito delicioso e devem ser óptimas, acompanhadas por um sumo de fruta natural. Adorei a sugestão e as imagens... bem tu já sabes. ;)
    Beijinho.

    Célio

    ResponderEliminar
  37. Olá querida Inês,

    As cores dessas panquecas são tão vibrantes, tão bonitas e tão apaixonantes que antes de saciarem o paladar, elas já saciam a vista ! :) :)
    Acho que nas minhas mãos elas se desmanchariam todas, tenho pouco jeito para coisas muito frágeis ! :) :)
    Adorei a receita, sem farinha, devem ser leves e deliciosas de facto ! :)

    Beijinhos grandes **

    ResponderEliminar
  38. Devem ser uma delicia, adoro ao pequeno-almoço!
    Essa mistura só pode ter resultado num sabor fantástico!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  39. Olá Inês, antes de mais parabéns pelos artigos a teu respeito, pela participação no mercado de sabores e por todas as coisinhas boas que tens feito (já espreitei algumas, mas não me escapa nenhuma :) ).
    Fiquei deliciada com estas panquecas. Gostava mesmo de experimentar :)

    ResponderEliminar
  40. Parabéns pela receita! Adoro as bananas assim madurinhas :). Fantásticas imagens!

    ResponderEliminar
  41. Experimentei sem os mirtilos: http://www.telitanacozinha.net/2014/02/panquecas-de-banana-e-coco.html

    Ficaram deliciosas!

    ResponderEliminar