Salada de Pêssego, Mozzarella e Manjericão





Os dias quentes de verão abrem alas às saladas frescas e coloridas. Gosto de saladas, gosto de num instante preparar uma refeição leve e saborosa, servida fria, com um copo de limonada ou água fresca.
Gosto de combinar frutas em saladas, especialmente pêssegos e nectarinas, mas também mangas, ananás e frutos vermelhos. Dão um toque doce, que quase dança no nosso palato, abraçado ao salgado.
Juntei a rúcula e o manjericão da horta. E o perfume libertou-se. Pêssegos, manjericão e mozzarella, uma combinação feita no céu, só pode. Que venham as saladas coloridas, os refrescos e os gelados, para um verão feliz e bem fresquinho. (e um bolinho de vez em quando, claro!)







Salada de Pêssego, Mozzarella e Manjericão
(adaptada do livro "A Salad for All Seasons" de Harry Eastwood)

3 pêssegos maduros (usei nectarinas)
150 gr de mozzarella fresco
uma mão cheia de manjericão fresco
uma mão cheia de rúcula
sal e pimenta q.b.

vinagrete balsâmico:
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de sumo de limão
pitada de sal


Preparação

Lavar bem os pêssegos/nectarinas, a rúcula e o manjericão.
Para o vinagrete, juntar os ingredientes todos num frasco e agitar bem.
Cortar os pêssegos ao meio, sem descascar, retirar o caroço e fatiar ou cortar em pedaços.
Dispor numa travessa a rúcula, os pêssegos, o mozzarella em pedaços e o manjericão.
Temperar com uma pitada de sal e pimenta a gosto.
Na hora de servir salpicar com o vinagrete e acompanhar com pão torrado pincelado com azeite.

Bom Apetite!






Gelado de Mirtilos





Os dias de verão sabem bem acompanhados de um gelado. Dou por mim a pensar sempre na próxima combinação de sabores. E em arranjar espaço no congelador para mais uma caixinha de sobremesa gelada. 
As frutas, as cores, os sorvetes, os frozen yogurts, os gelados de pauzinho, vão surgindo ao sabor da vontade, do que é da época, e dos dias que pedem algo mais fresco. Que nos refresque e adoce a boca!
Os mirtilos são dos meus frutos favoritos da estação. Adoro-os em bolos, a pintalgar panquecas, em smoothies fresquinhos e ficam perfeitos em gelados cremosos. Este gelado é delicioso na cor e no sabor. Adoro os tons roxo e lilás. É uma receita preferida, a par do gelado de pêssego e do de doce de leite.
Um gelado vaidoso, que me encheu o coração.
Esta receita foi produzida para a edição de verão da revista Bliss, ora espreitem aqui. Um revista super feminina, com um toque vintage e linda, linda!! É sempre um prazer colaborar com este tipo de projectos.






Gelado de Mirtilos

250 gr de mirtilos frescos ou congelados
100 gr de açúcar (pode ser amarelo)
raspa de 1/2 limão
300 ml de iogurte natural
200 ml de natas


Preparação

Numa panela, levar ao lume os mirtilos, com o açúcar e a raspa de limão. Deixar ferver em lume brando até os mirtilos começarem a derreter e a libertarem os seus sucos (uns 10 minutos).
Triturar esta mistura com a varinha mágica ou liquidificador até ficar bem homogénea. Colocar no frio até arrefecer completamente. Depois de frio, juntar o iogurte e as natas batidas e volumosas.
Colocar a mistura na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante.
Levar ao congelador até solidificar, e retirar do frio 10 minutos antes de servir.

Nota: caso não tenha máquina de gelados, coloque a mistura num recipiente que vá ao congelador, e vá batendo bem o gelado com um garfo, de 15 em 15 minutos, durante 1 hora e meia, para prevenir a formação de cristais de gelo.

Bom Apetite!






Clafoutis de Curgete e Tomate Caramelizado





Por aqui continua a viagem pelos sabores do verão e pelas receitas dos meus livros de culinária preferidos.
Se na semana passada foram as frutas exóticas e coloridas da estação, que se juntaram numa refrescante granita do livro What Katie Ate, desta vez vêm as curgetes e os tomates cherrys da horta, para um clafoutis salgado, delicioso e perfumado. Do livro La Tartine Gourmande, de Béatrice Peltre, outro favorito. Cheio de receitas e fotografias para inspirar. Cheio de cores, legumes e frutas.
Posso dizer-vos que foi uma receita bem recebida por todos, e repetida. Os sabores combinam na perfeição e o perfume que se espalha enquanto é preparado é algo quase mágico. 
Eu adoro os sabores do verão. E verão sem clafoutis não é verão!







Clafoutis de Curgete e Tomate Caramelizado
(receita adaptada do livro "La Tartine Gourmande" de Béatrice Peltre)

250 gr de tomate cherry
250 gr de tomate chucha baby
1 cebola média, em rodelas finas
2 dentes de alho, picados
1 folha de louro
folhas de tomilho q.b.
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de açúcar mascavado claro
1 curgete fatiada em rodelas finas
40 gr de maisena
3 ovos batidos
240 ml leite
30 gr parmesão ralado
6 folhas de manjericão picadas grosseiramente
60 gr de queijo de cabra fresco
sal q.b.
azeite q.b.

Preparação

Numa frigideira colocar um fio de azeite generoso, a cebola e as folhinhas de tomilho, levando a cozinhar até a cebola amolecer. Juntar depois o alho e a folha de louro e deixar por mais um minuto. Adicionar os tomates deixando cozinhar por 4 minutos, mexendo levemente. Por fim, juntar o açúcar e o vinagre e cozinhar por mais 3 minutos. Retirar a folha de louro e as folhas de tomilho, e reservar os tomates à parte.
Na mesma frigideira colocar um fio de azeite a aquecer e depois a curgete em rodelas, salteando durante uns minutos sem deixar demasiado cozinhada.
Numa taça bater a maisena com o leite, juntar depois os ovos batidos, o parmesão e o manjericão, batendo tudo muito bem. Temperar com sal a gosto.
Num tabuleiro de ir ao forno e untado com azeite, colocar os tomates e a curgete, espalhar por cima a massa de leite e ovos e salpicar a superfície com o queijo de cabra esfarelado.
Levar a forno pré-aquecido a 200ºC durante uns 30 minutos ou até o flan estar firme e dourado no topo.
Servir quente ou morno com uma salada verde.

Bom Apetite!








Granita de Toranja, Manga e Pêssego







Por cá as sobremesas continuam ao sabor do verão. Se nem sempre há tempo para grandes refeições, há sempre espaço para um gelado no congelador. Adoramos sorvetes de fruta, frozen yogurts, gelados feitos a preceito com natas e ovos, gelados de pauzinho, granitas. Tudo que envolva fruta, cor e pouco ou nenhum açúcar atrai-nos pela simplicidade, e as granitas de fruta revelam-se perfeitas num dia quente de verão. 
Ontem foi esta a eleita da nossa tarde quente, em boa companhia. Fresca e colorida, sem açúcar, fácil e rápida de preparar. Com toranja, que nunca tinha provado. E enquanto cortava as toranjas e espremia o sumo não pude deixar de me lembrar do genérico da série "Dexter". Provei a toranja e sorri.
A receita vem de um dos meus livros favoritos do momento, o "What Katie Ate" da Katie Quinn Davies. Um livro delicioso em receitas e rico em fotografias. Perco horas enamorada por livros, e este é daqueles que me faz sempre voltar a virar as páginas e a querer descobrir mais uma receita.
Ao sabor do verão, vem a granita com toranja, vem a frescura da fruta gelada e um doce arrepio.




 Granita de Toranja, Manga e Pêssego
(receita do livro "What Katie Ate" de Katie Quinn Davies)

1 manga madura
3 pêssegos amarelos maduros
500 ml sumo de toranja
sumo de 1 limão pequeno


Preparação

Descascar a manga e os pêssegos, descartar os caroços e cortar a polpa em pedaços.
Espremer o sumo das toranjas até obter perto de 500 ml (eu usei à volta dos 400 ml).
Colocar a fruta e o sumo de toranja e limão num liquidificador e triturar até ficar homogéneo e sem grumos.
Colocar a mistura num tabuleiro e levar ao congelador pelo menos umas 4 horas ou até ficar firme. Pode ser preparado no dia anterior.
Na hora de servir, retirar do frio e raspar com um garfo de forma a obter a "neve" de granita. Servir em copos ou tacinhas.

Bom Apetite!


 





Coroa de Brioche Salgada





O blog trouxe-me tantas coisas boas desde que o criei. O gosto por aprender sempre mais, por fazer receitas que nunca tinha experimentado. Descobrir novos sabores e ingredientes. Mas acima de tudo o blog trouxe-me pessoas. Pessoas que me seguem, que trocam experiências e receitas. Há uma partilha. E pessoas que vão ficando. Que se tornam verdadeiras amigas.
A Lia do blog Salsa Verde é uma dessas pessoas, que chegou e ficou! No meu coração! Um amor de pessoa e uma amiga especial. Não consigo fazer contas às centenas de mails que trocamos, e aos telefonemas sempre animados. Nunca vou conseguir agradecer todo o carinho com que ela sempre me envia um ingrediente novo, desconhecido, um livro, um miminho, lá de longe. Obrigado minha querida!
E este verão tive o prazer de a conhecer pessoalmente. Nem imaginam como foi um dia feliz. Foi conhecer quem eu já conhecia, quem sinto desde sempre como amiga. Juntas fizemos de um dia de verão, um dia para lembrar sempre, com direito a boa comida e petiscos, passeio numa cidade linda, muitas loiças lindas na bagagem e conversas sempre animadas.
Partilhamos a mesma paixão pela culinária e por livros de receitas. Por pães e bolos. E do livro me ofereceu, sai esta coroa de brioche salgada, perfeita para um dia de piquenique, e muita amizade à mistura.








Coroa de Brioche Salgada
(adaptada do livro "Bread" de Paul Hollywood)

500 gr de farinha trigo (usei mistura de trigo e cevada)
1 colher de chá (de sal)
10 gr de fermento biológico seco
175 ml leite morno
4 ovos biológicos
100 gr de manteiga amolecida
10 fatias de presunto
2 bolas de mozarella fresco (cada 125 gr)
1 mão cheia de folhas de manjericão
1 ovo batido para pincelar
parmesão ralado q.b.


Preparação

Preparar a massa de brioche salgada, colocando na cuba da máquina do pão o leite e os ovos batidos, seguidos da manteiga e do sal. Colocar a farinha e o fermento e deixar correr o ciclo de amassar e levedar. Em alternativa se não tiver máquina do pão, pode juntar os ingredientes todos e amassar à mão ou usando uma batedeira com gancho próprio, e deixando levedar pelo menos uma hora ou até dobrar de volume.
Colocar a massa numa superfícia ligeiramente enfarinhada, e com um rolo de cozinha, esticar a massa num rectângulo bem comprido, com aproximadamente 1,5 cm de altura de massa.
Colocar as fatias de presunto espalhadas pela massa, e por cima colocar o mozarella em pedacinhos. Salpicar toda a superfície com as folhas de manjericão grosseiramente picadas.
Enrolar a massa num rolo, a partir dos lados mais compridos. Cortar o rolo no sentido longitudinal, em todo o seu comprimento, de forma a revelar o recheio.
Unir as pontas e enrolar os dois rolos, fazendo um entrançado (de duas peças), e enrolando num formato de coroa circular, unindo bem as pontas. Colocar a coroa numa tabuleiro com papel vegetal e um pouco de farinha. Deixar levedar por mais uma hora ou até dobrar o volume num sítio quente.
Pincelar a superfície da coroa com o ovo batido e salpicar com  parmesão ralado a gosto.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até cozer (uns 25-30 minutos). Servir morno ou frio.

Bom Apetite!







Bolo com Calda de Lima e Maracujá





Gosto do Verão! Gosto desta estação que me enche de coisas boas. Gosto dos cheiros. Do cheiro a mar, a praia, do cheiro do protector solar. Gosto de caminhar à beira-mar pelo enorme areal. Gosto de passear em dias quentes, com camisolas de alças e óculos de sol. Gosto de me sentar numa esplanada a ler um livro. Gosto dos sabores, das frutas e dos legumes da estação. Pegar num pêssego e sentir a sua pele de veludo e trincar a sua polpa carnuda e perfumada. Adoro o perfume das frutas. Gosto de ir à horta e apanhar mais uma curgete e uma beringela. Passar a mão pelas aromáticas e trazer um raminho para um pesto. Gosto das receitas da estação. Dos gelados, dos refrescos, das fritattas, dos bolos salgados e dos petiscos. Gosto de piqueniques. Levar uma cesta cheia de coisas boas e ir conhecer um sítio novo, com uma praia fluvial. Ir passear na serra, e descansar à sombra, vendo a cidade lá de cima. Um miradouro perfeito. Gosto de rever amigos e conviver. Fazer petiscadas aos domingos! Gosto de passear com as amigas de longe, mostrar a minha cidade num dia de sol, comer um gelado de fruta numa esplanada e rirmos até mais não. Gosto de me sentir feliz. Que dias assim cheios e quentes nos abracem. E claro, gosto de bolinhos com cheiro a verão!




Bolo com Calda de Lima e Maracujá
(adaptado do livro Love, Bake, Nourish de Amber Rose)

80 gr de manteiga
300 gr de farinha de espelta
2 colheres (chá) fermento
4 ovos biológicos
1 colher (chá) pasta de baunilha
raspa de 1 lima
200 gr de açúcar mascavado claro
50 gr de agave ou mel
270 gr de iogurte grego natural

Calda:
100 ml polpa maracujá (usei da congelada)
50 ml água
sumo de 2 limas
100 gr de agave ou mel (ou a gosto)

iogurte grego e raspa de lima para servir


Preparação

Untar uma forma redonda de aproximadamente 20-25 cm de diâmetro. Forrar o fundo com papel vegetal.
Preparar a calda, levando todos os ingredientes ao lume num tacho, até ferver. Deixar ferver em lume brando por 5 minutos. Deixar arrefecer e reservar. 
Derreter a manteiga e deixar arrefecer. Numa taça colocar os ovos, o açúcar, a raspa de lima e o agave ou mel. Bater muito bem com a batedeira até ficar uma mistura mais volumosa.
Adicionar a manteiga, o iogurte e a baunilha e mexer bem. Por fim adicionar a farinha peneirada e o fermento e envolver suavemente na massa.
Transferir a massa para a forma preparada e levar o bolo ao forno até cozer. Desenformar ainda quente, picar a superfície com um palito ou garfo e colocar a calda lentamente por cima do bolo.
Servir frio, com iogurte grego e raspa de lima.

Nota: achei o bolo ligeiramente massudo mas adoro a calda fresca e cítrica, meia azedinha. Embora quem goste de bolos bem doces, esta calda não seja a melhor opção. Mas num dia fresco de verão, sabe bem!

Bom Apetite!







Uma Sobremesa com Café





O cheiro do café. Que inunda a cozinha pela manhã. Cheira a conforto e dias por descobrir. Cheira a coisas boas. A pedaços de despertar e rotinas.
E eu continuo a convite da Delta, a deixar-me seduzir pelos aromas da sua nova gama Origens. Que nos inspiram em cada um dos seus sabores ricos e exóticos.

Desta vez escolhi o lote Angola, de sabor forte e pronunciado, perfeito para preparar esta sobremesa. Um doce inspirado no tiramisu, mas que acaba por ser um parfait, com toques de cheesecake. Tanta coisa boa dentro de uma tacinha servida fresca! Porque os dias merecem ser doces sempre que nos apetece.


 


Sobremesa de Tiramisu

12 palitos la reine
100 ml de iogurte natural
200 gr de queijo-creme
1/4 chávena de açúcar em pó
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
1 café Delta Angola
cacau em pó q.b.


Preparação

Triturar os palitos la reine num processador de alimentos, até ficarem em pó. Reservar.
Preparar o creme de café, colocando numa taça o queijo-creme e açúcar em pó. Bater muito bem. Adicionar depois a baunilha e o iogurte e envolver até ficar homogéno. Por fim adicionar o café morno ou frio e misturar bem no creme. Levar ao frio até preparar as tacinhas.
Colocar uma camada de palitos triturados no fundo de cada taça, seguido de uma camada de creme de café. Repetir os passos, terminando com creme. Levar as tacinhas ao frio durante 1 a 2 horas, e antes de servir, polvilhar com cacau em pó.

Bom Apetite!