Bolo Crumble de Alperce



A fruta da época. Desta estação. Adoro. Acho que não há nenhuma fruta que não goste, mas então quando chegamos ao final da Primavera e início de Verão há tanta variedade e cor, e eu perco-me entre alperces e pêssegos perfumados. Morangos e framboesas bem vermelhas. Mirtilos roxos, que eu adoro. As ameixas do pomar sumarentas e maduras. As cerejas que pintam os dias. E em breve as meloas e os melões, as melancias comidas bem frescas. Que boas.
 




Adoro alperces. Há que aproveitar, que como as cerejas também duram pouco. Levo-os comigo para os lanches da manhã e da tarde e nem me importo de me sujar (mais do que o que devia!) enquanto os como à dentada, e o sumo escorre. Antes que os dias desta fruta se acabem.

E fazer um bolinho com eles, inspirada pelo Bill Granger, é sempre uma coisa boa! Um bolo para fazer aos domingos e servir ao lanche. Um bolo que mais parece uma tarte, por ser tão pequenino. Na dose certa, só mesmo para animar os dias que continuam tímidos em sol e calor. Com migalhas de crumble, juntam-se coisas boas e doces ao travo ácido do alperce assado.




Bolo Crumble de Alperce
(adaptado do livro Everyday, de Bill Granger)

140 gr de farinha com fermento
1/2 colher (chá) de canela em pó Margão
50 gr de açúcar amarelo
1 ovo batido
6 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
50 gr de manteiga derretida e fria

6 alperces cortados em metade (e sem caroço)

para o crumble:
40 gr de farinha
1/2 colher (chá) de canela em pó Margão
30 gr de açúcar amarelo
30 gr de manteiga fria e em cubinhos


Preparação

Untar uma forma redonda de 20cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal antiaderente.
Preparar o crumble, colocando todos os ingredientes numa taça e com as pontas dos dedos começar a amassar até obter um género de migalhas grossas. Reservar.
Preparar a massa colocando numa taça a farinha, a canela e o açúcar, misturar bem, abrir um buraco no centro e colocar o ovo, leite, baunilha e manteiga. Mexer bem com a colher de pau até a massa ficar homogénea.
Colocar a massa na forma preparada e espalhar com a ajuda duma espátula, nivelando a superfície.
Arranjar as metades dos alperces, e colocar com o lado cortado virado para cima, sobre a massa, pressionando ligeiramente, mas sem enterrar demasiado.
Espalhar o crumble sobre a massa e entre os alperces.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito). Ao retirar do forno, deixar arrefecer por 10 minutos e desenformar com cuidado.

Bom Apetite!





38 comentários:

  1. Eu sou mais nectarinas. Pronto, confesso. Mas logo tenho que fazer alguma coisa às cerejas que me trouxeram ontem :) Talvez um crumble de nectarina e cereja. Ou este teu bolinho, numa combinação dos 2 frutos!

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro alperces! o bolo ficou fantástico :)
    Beijinhos

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá Inês,
    São tão boas as frutas do verão, bem todas as frutas são boas, mas a variedade do verão supera largamente as restantes estações!
    O teu bolo está um miminho, tão ao meu gosto, pois os bolos com fruta são os meus preferidos e com alperces então nem se fala.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Inês!
    Amo alperces! Este bolinho, bem crocante seria para mim um verdadeiro prazer!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Inês! Uma apresentação cheia de bom gosto e uma receita que vou tomar a liberdade de copiar! Uma delicia... Beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de aspecto e a receita gostei muito!

    ResponderEliminar
  7. também gosto de quase todas as frutas
    alperces, pêssegos e afins sabem mesmo bem nesta altura do ano :)
    que bela ideia para uma sobremesa!

    ResponderEliminar
  8. uauuuuuuuuuu só o que poso dizer pois esta maravilhoso bjus doces

    ResponderEliminar
  9. Também tenho dificuldade em escolher a minha fruta preferida. Acho que se tivesse de viver numa ilha deserta e tivesse direito a apenas 3 frutos, seria sem dúvida, o damasco, a framboesa e a cereja ;)
    Este bolo ficou mesmo bonito, ideal para levar para um pic-nic ou ser saboreado preguiçosamente no jardim à sombra de uma árvore.
    E como sempre as tuas fotos lindas que transmitem serenidade e alegria.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  10. Adoro texturas crocantes e sou fã de crumbles!
    Gosto muito doces com fruta mas nunca usei alperces para esse efeito.
    A cor deste teu bolinho está linda :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Uma das minhas frutas preferidas, que bolo bonito e delicioso

    ResponderEliminar
  12. Alperces e rainhas cláudias são os meus frutos preferidos de Verão (já o tinha dito ao Célio :-))
    Que bolinho tão bom fizeste com eles... e tão prático de fazer, adorei querida!
    Vou guardar :-)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  13. Também adoro esse fruto é pena durar pouco devia haver o ano todo.
    Gosto muito de bolos com crumble e o teu ficou lindo e imagino que uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Que bolo tão guloso Inês ! Também tenho dessa frutinha boa :D
    Não me vai escapar! Beijinhos

    Sónia

    ResponderEliminar
  15. Tão bonito e inspirador como sempre :) Tive uma enchente de damascos cá em casa, daqueles super doces e perfumados. Pena que já se tenham acabado, porque esta receita calhava mesmo bem. Por agora temos ameixas, muitas e muitas, quem sabe se não dá também :)

    ResponderEliminar
  16. Ficou com uma cor muito bonita o teu bolo, também adoro a fruta do verão. Agora só falta ele vir de vez. kiss

    ResponderEliminar
  17. Olá Inês: que belo bolo com fruta fresca e deliciosa. Imagino uma dentada nesta linda fatia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  18. A ver destas coisas, lá se me vai a dieta =P

    ResponderEliminar
  19. Querida Ginjinha que linda tigela de frutos fresquinhos. Também adoro frutas em geral, quase todas, só não gosto da fruta do conde, o resto gosto de todas, e esses parecem pêssegos,damascos, tão aveludados e tão firmes. Frutas de verão dá vontade de ir para a cozinha e inventar receitas. Esse seu bolo ficou lindíssimo. Adoraria roubar uma fatia e um frutinho desse para saboreá-lo in natura. Ai é tão bom hehe. Beijinhos amiga, um lindo final de semana

    ResponderEliminar
  20. Ginja minha querida,
    a massa e a cobertura estão perfeitas!
    As receitas que levam frutas frescas tem um sabor mais agradável
    e atrativo.
    Lindas fotos, como sempre vc arrasa!

    Beijos, ótimo fds ♥

    ResponderEliminar
  21. Que bom aspeto! Eu gosto de alperces mais verdes, por isso não me sujo toda (será isso causa ou consequência? :P)
    E a fruta desta altura é mesmo boa ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá Inês, eu também adoro a frutinha de Verão, mas eu sou mais meloas, nectarinas e cerejas! Mas este teu bolinho ficou de babar, comia uma fatia!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  23. Bom dia Inês!
    Também acho que não há nenhuma fruta que não goste e esse mês é o meu preferido, pois tem as frutas que mais gostos, como as alperces!
    Adorei essa receita e comeria uma grande fatia dessas agora mesmo :-)
    Te desejo um ótimo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  24. Oi Inês,
    Mais um lindo bolo que você partilha conosco. Aqui no Brasil nunca vi alperce.Ou teria um outro nome?
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  25. Inês,
    estou como tu, adoro todas as frutas mas as desta estação são as minhas preferidas.
    Adoro comê-las ao natural mas se forem num bolinho perfeito como este não resisto :)
    Ficou lindo, adoro ver os alperces por cima a dar-lhe suculência e depois o crocante do crumble a provocar a minha gula :)
    Gosto de ver o Bill Granger, é também um chef descomplicado e com receitas fantásticas.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  26. Uau, adorei a fotografia da fatia de bolo...Cativante !!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  27. Adorei as fotos! Permiti-me partilhar o seu blog através da minha página! Obrigada!

    ResponderEliminar
  28. Bom dia Ginja,
    Huumm de alperces, que delicioso crumble, lindas fotos e decoração, amei.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  29. Olha, ao ler-te enchi-me de nostalgia... temos muitas coisas boas cá, mas tenho tantas saudades dessas frutas de verão...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  30. Inês assim como tu, eu adoro aproveitar as frutas típicas dessa estacao. Quanta riqueza de cores e sabores. Interessante saber que os damascos por aí sao chamados de alperces. Essa é uma das minhas frutas prediletas, adoro quando estao bem maduras =)
    Linda a receita!

    ResponderEliminar
  31. Temos tantas frutas nesta altura e eu perco-me a pensar em mil e uma receitas e depois a decidir :)
    O alperce fica muito bem em bolos e sobremesas, a prova é este bolo lindo que fizeste. Que fotos tão lindas, adoroooo!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  32. Olá Inês,

    é tão bom ter umas quantas árvores de fruto em casa, e nesta altura do ano é um regalo, nós ficamos sentados no quintal à sombra a comer, e claro tenho que confessar que muitas das vezes nem lavamos a fruta, é pegar e levar à boca.
    Este ano tivemos uns pêssegos tão bons mas já terminaram foram poucos, mas olhos para as macieiras e para a figueira e se tudo correr bem vai ser um bom ano.
    Pois alperces é que não temos e eu gosto tanto Inês tenho uma tarte com ricotta que leva esta fruta para fazer mas os que comprei não eram docinhos.
    Gosto tanto dos teus bolinhos, sempre encantadores, mimosos, é notório o carinho que neles colocas.
    Crumble em bolo é tão bom, ainda ficam mais gulosos, está delicioso e o melhor é que não pee ingredientes do outro mundo!
    Perfeito querida.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  33. Estou como tu Inês! Adoro todas as frutas destes meses, às vezes nem sei qual atacar primeiro. Compramos imensa fruta e comemos na mesma proporção :) e de vez em quando é ela que determina o bolinho ou sobremesa que sai da cozinha, mas que sabe sempre bem melhor quando é fruta assim da época e ela está deliciosa como não!
    Adorei este bolinho, tudo o que leva crumble conquista-me à primeira vista!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Acho que este teu bolo maravilhoso não gosta de mim, pois já vou no 3º comentário e não fica nem por nada...
    Adoro o bolo, adoro o Verão, adoro as frutas doces e sumarentas do Verão e adoro-te mais que tudo isto e adoro o crumble em cima do bolo, pois sabes que sou moça de sustento, lol!!
    Beijinho grande querida,
    Lia.

    ResponderEliminar