Um Bolo de Chocolate para a minha avó




Um dia para celebrar. Um bolo para a minha avó, que celebra hoje mais um aniversário. Uma das duas mulheres mais importantes da minha vida.
Um bocado de mim é ela. Do que ela me transmitiu. De todos os dias que partilhamos juntas.
Das conversas na horta desde que me lembro, da apanha dos frutos, das idas à praia com direito a farnel, de dormir no meio de ambos os avós nas férias. De comer os seus pastelinhos de bacalhau e caldo verde, o seu arroz doce. De acordar de madrugada para ir ver regar o quintal. Calçar os botins pequeninos e caminhar lado a lado na nossa terra. Na nossa casa. Isto recordo desde sempre.

Por norma em minha casa não celebramos aniversários com grandes festas. Nunca foi assim. Só comigo, quando era mais pequena fizemos umas festinhas com os amigos.
Nenhum de nós liga muito ao dia de anos. Claro que nos abraçamos e damos um beijinho. E se possível faço um bolinho para adoçar o dia.
Para ela é quanto basta, um beijo e um bolo. Ela que nunca quer nada. Ela que nunca se lembra em que dia faz anos. Mas sorri ao ver um bolo feito por mim, mesmo nos dias em que corre menos bem, ou se queima um bocado. Já não há domingo que não me pergunte "então, que bolinho vais fazer?".
É para ti, este bolo, minha avó.






Bolo Fudge de Chocolate (com Cobertura de Abacate e Cacau)
(receita adaptada do "The Oh She Glows Cookbook" de Angela Liddon)

2 chávenas de leite (pode ser vegetal)
2 colheres (sopa) de sumo de limão (ou vinagre de sidra caso use leite vegetal)
1 chávena de açúcar mascavado
2/3 chávena de óleo de coco (ou girassol)
1 colher (sopa) de pasta de baunilha
3 chávenas de farinha trigo
2/3 chávena de cacau em pó
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal

Cobertura de Abacate e Cacau:
3 abacates maduros
6-8 colheres (sopa) de cacau em pó
6-8 colheres (sopa) de agave
1 colher (chá) de pasta de baunilha
pitada de sal


Preparação

Untar duas formas redondas pequenas (20 cm de diâmetro) e forrar o fundo com papel vegetal antiaderente.
Numa taça colocar o leite e o sumo de limão (ou leite vegetal e vinagre), e deixar repousar até formar o buttermilk.
Juntar o açúcar, óleo (se for de coco, derretido) e baunilha ao buttermilk e mexer bem.
Numa outra taça juntar a farinha, cacau, bicarbonato e sal e misturar. Colocar os líquidos nesta taça dos sólidos e bater muito bem até ficar uma mistura cremosa.
Dividir a massa de forma igual pelas duas formas e colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer (teste do palito).
Retirar do forno, aguardar 15 minutos antes de desenformar. Deixar os bolos arrefecerem por completo.
Preparar a cobertura, cortando os abacates, removendo o caroço e retirando a polpa. Colocar a polpa num processador de alimentos e pulsar até este ficar bem cremoso e liso. Adicionar os restantes ingredientes e voltar a pulsar até ficar homogéneo e brilhante. Ajustar mais cacau, agave a gosto pessoal.
Colocar a cobertura no frigorífico até usar.
Quando os bolos estiverem frios, proceder à montagem. Colocar um dos bolos num prato, espalhar parte da cobertura para rechear, com o auxílio de uma faca. Colocar o outro bolo em cima e o resto da cobertura pelas laterais e em cima, espalhando com faca ou espátula, e alisando a superfície.
Enfeitar com raspas de chocolate preto. Servir.

Nota: a massa do bolo é fofa e húmida ao mesmo tempo, uma das minhas preferidas do momento. A cobertura com abacate dá uma frescura que o torna mais leve.

Bom Apetite!






Muffins de Banana, Aveia e Chocolate




Se há semanas em que dou por mim a não pensar em comida, sem ser na básica das refeições que tenho de preparar, nas sopas, no pão, na fruta e pouco mais, há outros dias em que vivo a comida.
Acordo a pensar no que fazer para tornar o pequeno-almoço mais interessante, enquanto almoço penso noutras coisas boas que poderia estar a comer, preparo listas do que me apetece experimentar em breve, aos domingos livres o mercado e os legumes dão ideias para pratos rústicos e saladas coloridas. 
Nesta altura do ano, com os espargos, os alperces, as cerejas e os morangos, é fácil perder-me com eles. Comer cores e fruta é tão bom.
Vejo mais livros à noite, e vou marcando receitas. Muitas delas acabam por ficar esquecidas na estante, pela falta de tempo ou pela sazonalidade dos produtos. Outras vão sendo feitas e saboreadas. Nem que seja em sonhos.
Depois há aqueles dias em que não dispensamos um quadradinho de chocolate. Eu tenho muitos desses dias (risos). E depois atrás dele a vontade de fazer umas cookies ou um bolinho. Tento guardar essas vontades para os domingos livres, para não abusar em doces durante a semana.
Mas há dias mesmo difíceis e gulosos, e se houver tempo, sacio a vontade. Nem que seja nuns muffins para levar para o lanche. Juntam-se as bananas mais que maduras, com o chocolate preto, pouca gordura e pouco açúcar e está feita uma gulodice a meio da semana. A alma agradece.





Muffins de Banana, Aveia e Chocolate

225 gr farinha de espelta
50 gr flocos de aveia + para polvilhar
½ colher (chá) de canela
½ chávena de açúcar mascavado claro
1 colher (chá) fermento
2 ovos
120 ml iogurte
120 ml leite
4 colheres (sopa) de óleo de girassol
2 bananas pequenas e maduras
100 gr chocolate 70% cacau
 

Preparação

Untar uma forma de muffins com manteiga e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Cortar o chocolate em pedaços e reservar.
Numa taça juntar a farinha, a aveia, a canela, o açúcar e fermento e misturar bem com uma colher de pau.
Noutra taça bater muito bem os ovos com o iogurte, leite e óleo.
Juntar os líquidos aos sólidos e mexer sem bater demasiado a massa. Adicionar a banana esmagada (com um garfo), incorporando na massa. Por fim juntar o chocolate em pedaços e envolver suavemente.
Colocar colheradas da massa nas forminhas, até ¾ de capacidade, e salpicar por cima com flocos de aveia.
Levar ao forno até cozer, por uns 25 minutos, ou o topo ficar dourado (teste do palito).
Deixar arrefecer numa rede, e servir.

Bom Apetite!







Tarte de Cogumelos e Cebolinho




Depois de uns dias de sol bem quentes, já de chinelos no pé e camisola de manga curta, de caminhadas à beira-mar, petiscos e refrescos, vieram dias de chuva, vento e frio.
A Primavera anda bastante indecisa este ano. Ora vem, ora abala. E nós ficamos com o sentimento de saudade presente. 
Regressam os casacos, as botas, e o guarda-chuva. A mantinha no sofá. E a vontade de ligar o forno e fazer comida que aconchegue. Comida de conforto, mas que tenha um ar primaveril, porque afinal é tempo dela, e lá fora há sinais que é Primavera. As flores que se espalham no jardim e canteiros, os morangos que crescem na terra, as cerejas que começam a aparecer à mesa em mãos cheias, e os alperces.




Algumas aromáticas também estão em flor. A salva, o tomilho e o cebolinho. Eu acho as flores de cebolinho a coisa mais linda da minha horta. Adoro a cor e o sabor (sim, comem-se!). Delicadas e lindas para servir em sopas ou em saladas por exemplo.
Não resisti a fazer uma tarte no forno, com cogumelos frescos e secos, e cebolinho, enfeitando no fim com as flores dele. Em tons de lilás.
Dá logo um ar festivo a qualquer refeição. A ver se volta o sol e o bom tempo!




Tarte de Cogumelos e Cebolinho
(adaptada do livro French Market Cookbook, de Clotilde Dusolier)

massa:
260 gr de farinha trigo sem fermento
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de sementes de sésamo
1 colher (sopa) de sementes de papoila
60 ml de azeite
1 ovo biológico
60 ml de água fria

recheio:
300 gr de cogumelos frescos
20 gr de cogumelos secos
1 cebola média finamente fatiada
fio de azeite
3 ovos
3/4 chávena de leite
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
1 colher (chá) de paprika
sal e pimenta q.b.
20 gr de cebolinho fresco picado
flores de cebolinho para servir


Preparação

Colocar os cogumelos secos de molho em água quente, durante 30 minutos. Drenar ao fim desse tempo.
Preparar a massa, juntando numa taça a farinha, sementes e sal. Adicionar o azeite, o ovo batido e a água fria e começar a misturar. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e começar a amassar até formar uma bola homogénea. Adicionar mais água ou farinha caso seja necessário.
Estender a massa com um rolo, em forma de um quadrado fino e transferir a massa (com a ajuda do rolo) para uma forma de tarte untada com manteiga. Ajustar a massa à forma e cortar o excesso. Levar ao frio por 30 minutos. Depois picar a base com um garfo e levar ao forno pré-aquecido a 160ºC, durante uns 15-20 minutos.
Para o recheio colocar um fio de azeite numa frigideira e adicionar a cebola fatiada, deixando cozinhar até esta amolecer. Adicionar os cogumelos frescos fatiados e um pitada de sal. Deixar cozinhar até o líquido dos cogumelos evaporar. 
Numa taça bater muito bem os ovos com o leite, mostarda, paprika, sal e pimenta a gosto.
Retirar a tarteira do forno e aumentar a temperatura para 180ºC.
Colocar os cogumelos frescos e os secos sobre a massa, espalhando bem. Salpicar com o cebolinho picado e juntar a mistura líquida dos ovos.
Levar ao forno até cozer e dourar, ficando o recheio firme (uns 40 minutos). Servir quente ou morno com as flores de cebolinho.

Bom Apetite!




 

Cookies de Cacau, Quinoa e Pistachios e um Passatempo




O post de hoje para além de umas bolachinhas muito boas sem glúten, carregadinhas de cacau, flocos de quinoa e pistachios, traz uma surpresa e uma prenda. Para vocês.
É com enorme prazer, que em conjunto com a Lusa Mater, lançamos este passatempo, e oferecemos um Bule "The Whistler" igual ao da foto, a um dos nossos leitores.

A Lusa Mater, para quem ainda não conhece, é uma plataforma de divulgação e comercialização de produtos e designers portugueses. Valoriza o que é nosso, promove novos criadores. Qualidade, tradição e originalidade, em produtos portugueses, que contam histórias. Como dizem, só não vendem saudade.

Para participar devem cumprir as seguintes regras:

- Fazer LIKE na página da Lusa Mater
- Fazer LIKE na página do Ananás e Hortelã
- Fazer o REGISTO na página da Lusa Mater
- Partilhar esta foto (que está aqui) no vosso mural do Facebook
- Deixar um comentário nesta foto, no facebook do Ananás e Hortelã

- Podem participar uma única vez
- Válido para Portugal e Ilhas
- Sorteio será realizado por Random e termina dia 24 de Maio, às 23h59




Cookies de Cacau, Quinoa e Pistachio (sem glúten)
(adaptada do livro "Small Plates, Sweet Treats", de Aran Goyoaga)

110 gr manteiga (à temperatura ambiente)
1 chávena de açúcar mascavado claro
2 ovos
1 colher (chá) de pasta de baunilha
1 chávena de farinha de arroz
1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno
1/2 chávena de farinha de quinoa
1/2 chávena de cacau em pó
1/4 chávena de amido de milho
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 chávena de pistachios picados
1/2 chávena de flocos de quinoa


Preparação

Colocar a manteiga e o açúcar na taça da batedeira, e bater muito bem, durante uns 2 minutos, até ficar cremoso. Adicionar os ovos e a baunilha e continuar a bater, parando a meio e ajudando a incorporar os ingredientes que fiquem colados às laterais, com ajuda de um rapa.
Numa taça à parte colocar as farinhas, cacau, amido de milho, bicarbonato e sal e misturar muito bem.
Adicionar estes secos à taça da batedeira e misturar muito bem, até a massa ficar homogénea.
Juntar os pistachios e os flocos de quinoa e incorporar bem.
Retirar a massa para uma superfície e dividir em dois pedaços, que vão formar dois rolos (tipo salame de chocolate) com ajuda de papel vegetal a enrolar. Levar os rolos ao frio durante 1 hora, ou até ficar a massa firme.
Pré-aquecer o forno a 180ºC e forrar dois tabuleiros com papel vegetal antiaderente.
Retirar o papel e cortar os rolos em discos com aproximadamente 1 cm de largura, colocando as cookies nos tabuleiros, espaçadas ligeiramente umas das outras.
Levar ao forno até cozerem (uns 10-15 minutos), não deixando demasiado duras, quando arrefecem é que endurecem ligeiramente, e são melhores menos cozinhadas (ficam mais "fudgy").

Bom Apetite!




Adorei estas cookies. Não muito doces, sem glúten, ricas em cacau, e com aquele sabor característico da quinoa. São perfeitas para encher a nossa caixinha das bolachas. E devorar a seguir!
Aproveito para as levar à festa das bolachinhas , este mês com o tema "Cookies".




Bolo Hummingbird de Cenoura



Eu gosto mesmo de fazer bolos e bolinhos. Eu sei, já aqui o disse várias vezes. Mas é daquelas coisas que me anima sempre a ir para a cozinha, mesmo depois de um dia de trabalho. 
O dia dedicado aos bolinhos por norma, é o domingo, a minha folga. De manhã ou já pela tarde, não resisto a ligar o forno e a ver de lá sair algo que já sei que anima os comensais.
Gosto de partir a primeira fatia, enquanto ainda está morno, não resisto. E adoro como a cozinha fica perfumada por estas horas (é dos meus perfumes preferidos na cozinha).
Mesmo no verão, em dias de praia, adoro levar fatias dele para partilhar com os amigos, um género piquenique em frente ao mar. Junta-se fruta fresca e água e está feito o lanche, para depois das ondas.
Já começo a pensar nestes dias, agora que o sol já brilha e os dias estão mais quentes.



E anima-me ver que recebo imensas mensagens de carinho em relação a muitas receitas de bolinhos. Pessoas que experimentam as minhas receitas e me dizem que gostaram, e que já voltaram a fazer. Outras dão sugestões e algumas pedem alternativas mais saudáveis ou para algum tipo de intolerância.
Há aqui bolinhos para todos!

Este de hoje, é inspirado nos Hummingbird Cakes, para a festa dos Bundts, mas com um twist. Em vez de bananas usei cenouras e adicionei coco, recordando assim uma receita que adoramos em minha casa, e que está no nosso caderno, já amarelado pelo tempo. Optei por não fazer nenhuma cobertura com queijo creme, porque prefiro assim, bolos simples, sem cremes e sem exageros. Para comer fatias a eito ao lanche.

Dedico-o à M., a sobrinha de uma amiga muito (mas mesmo muito) querida, e é a menina mais linda do Algarve. Lá de longe, sei que ela gosta dos meus bolinhos e de os levar para a escola e partilhar com os amigos. E eu tenho todo o gosto em partilhar este com ela, porque sei que ela gosta de cenoura. Espero que gostes!





Bolo Hummingbird de Cenoura

3 ovos
3 cenouras pequenas
1/3 chávena de óleo (girassol ou coco)
3/4 chávena de açúcar mascavado
1/2 colher (chá) de canela em pó
1 chávena de farinha trigo
1 chávena de farinha trigo integral
1 colher (chá) de fermento
1/2 chávena de coco Ferbar
1/2 chávena de ananás em pedaços
1/3 chávena de nozes picadas


Preparação

Num liquidificador colocar os ovos, cenouras descascadas e em pedaços, e o óleo (se for de coco, derretido). Triturar até ficar homogéneo.
Colocar esta mistura numa taça e adicionar o açúcar, a canela, as farinhas pouco a pouco e o fermento. Bater muito bem com a batedeira. Adicionar o coco e mexer.
Por fim juntar o ananás e as nozes em pedacinhos e envolver bem na massa.
Colocar a massa numa forma pequena de buraco, e bem untada com manteiga.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer (teste do palito).

Nota: se preferir um bolo menos denso e menos seco, substitua a farinha integral, pela de trigo branca.
Pode omitir o ananás. Pode substituir as farinhas de trigo por espelta (para alguns intolerantes a glúten que tolerem esta).

Bom Apetite!



 


Granola de Chocolate e Laranja



Adoro granola caseira. Geralmente faço sempre uma fornada que coloco em frascos e vou comendo durante as manhãs e os lanches. Outras vezes petisco quando apetece. Com um frasco demasiado perto é difícil resistir à tentação de comer mais um pedacinho, um belo snack para entreter esta gulosa.

Esta é a receita que faço quando ando com menos energia. Para começar o dia da melhor forma, com pedacinhos de chocolate! Digam lá que não é bom? 
Uma tacinha com iogurte natural, granola crocante, fruta fresca e um fio de mel. É um dos meus pequenos-almoços de eleição. Adoro.



Deixei de consumir leite cru há uns meses, e sinto-me bem melhor sem ele. Consigo ainda tolerar bem o iogurte natural, e em alternativa uso leite de aveia ou de amêndoa, para ver os pedacinhos de chocolate derreter (quando o tempo está mais fresco).
Uso mel de um produtor local para adoçar a granola, mas poderão optar por maple syrup ou agave. E podem perfeitamente omitir a laranja se não gostarem, e fazerem a vossa própria mistura de sementes e flocos. Muitas vezes misturo flocos de centeio e quinoa com os de aveia, troco as amêndoas e amendoins por avelãs, adiciono grãos de quinoa ou trigo sarraceno. Vou sempre variando. E aproveito fornadas maiores para fazer também barrinhas de granola.

Esta é a receita de granola que levei no ano passado ao Cozinha de Blogs. Sim, esta receita e as fotos já são do ano passado! Fui deixando passar o tempo, ou ele é que passou por mim como um raio, e depois a meio do Inverno não fazia sentido apresentar uma taça cheia de morangos com granola. Mas agora que a Primavera parece ter chegado em força, venham eles para as nossas tacinhas de pequeno-almoço. 
E vocês, gostam de granola? O que costumam comer pela manhã quando precisam daquele "boost" de energia?




Granola de Chocolate e Laranja
(poderão reduzir a receita para metade)

3 chávenas de flocos de aveia (ou mistura com quinoa e centeio)
1/4 chávena de gérmen de trigo
1 chávena de amêndoas e amendoins crus sem sal
1/2 chávena de sementes de girassol e abóbora
4 colheres (sopa) de sementes de sésamo pretas
4 colheres (sopa) de óleo de girassol (ou de coco)
1/4 chávena de água
1/2 chávena de mel
2 colheres (sopa) de cacau em pó
raspa de 2 ou 3 laranjas
2 ou 3 colheres (sopa) de arandos secos
75 a 100 gr chocolate 70% cacau q.b. em pedacinhos

Preparação

Numa taça colocar os ingredientes secos (flocos, gérmen de trigo, amêndoas e amendoins, sementes de girassol, abóbora e sésamo) e misturar bem com uma colher de pau.
Numa panela pequena colocar o óleo, água, mel, cacau e raspa de laranja, levando a lume brando até a mistura derreter e ficar homogénea. Adicionar esta mistura líquida aos secos e envolver muito bem.
Espalhar a granola num tabuleiro grande forrado com papel vegetal antiaderente, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar e ficar crocante. Ir mexendo a granola de 10 em 10 minutos de forma a dourar levemente e uniformemente, sem tostar demasiado (no meu forno a gás demora uns 30-40 minutos).
Deixar arrefecer totalmente antes de adicionar os arandos e os pedacinhos de chocolate a gosto e misturar.
Guardar num frasco hermético até 3 semanas.

Bom Apetite!