Bruschettas de Espargos e Ovo Escalfado



O Verão começou de forma menos habitual. Chuvas e trovoadas, descida de temperatura. Mas espero que seja por pouco tempo. A inconstância das estações deixa-me deprimida, e a falta de sol também.
Foi muita chuva este Inverno, a Primavera mal se sentiu, e os dias já vão começar a diminuir.
Saudades dos tempos em que havia férias grandes, durante a escola, o liceu, a faculdade. Agora é uma sorte, ter uma semana seguida, de dias para descanso.
As férias ainda cheiram a longe, a dias por esticar. Vamos aproveitando os domingos para caminhar à beira mar e ir à praia, se os dias de sol aparecerem. E para brunchar lá fora.



E um brunch sabe tão bem em dias de verão e mais calmos. Nem precisamos de nada de extraordinário. Bastam uns ovos e um molho de espargos para se fazer do pouco, algo que nos saiba a muito e bem.
Juntam-se frutas em sumos, e o belo do pão alentejano, e está a mesa posta.
Adoro espargos e ovos. Fico mesmo feliz com uma refeição destas. Que se espreguiça da cozinha até à varanda ou não. Os espargos ainda meios crocantes e a gema do ovo a embalar o pão, num sentido mais que perfeito à mesa.




Bruschettas de Espargos e Ovo Escalfado

2 fatias de pão alentejano
azeite q.b.
um molho pequeno de espargos
1 dente alho
raspa de limão
folhas de hortelã
sementes de nigella
2 ovos biológicos
sal e pimenta q.b.


Preparação

Colocar uma panela ao lume com água até ferver. Partir os ovos (um de cada vez) para uma tacinha pequena. Baixar o lume e colocar os ovos, com cuidado. Deixar cozer por uns 3-4 minutos, e retirar da água com uma escumadeira.
Enquanto isso, barrar as fatias de pão com um fio de azeite, e tostar numa frigideira de ambos os lados.
Depois retirar o pão, colocar mais um fio de azeite, o dente de alho picado e os espargos (com a parte mais grossa dos talos removidos). Deixar cozinhar, saltear, até ficarem do vosso gosto. Eu gosto de meios tostados pela frigideira, mas ainda crocantes.
Colocar o pão num prato, colocar os espargos por cima e um pouco de raspa de limão e um fio de azeite.
Colocar depois o ovo escalfado, temperar com sal e pimenta a gosto, e servir com folhas de hortelã e salpicar com sementes de nigella.

Bom Apetite!



 

Gelado de Cheesecake de Cereja



Era tempo de abrir a época dos gelados aqui no Ananás e Hortelã. Com os dias de calor, já apetece comer um (ou mais que um) gelado bem fresquinho!
Afinal estamos quase no verão. É tempo de petiscos, refrescos e muitos gelados.
Os dias se sol e praia começam a chamar, e os festivais de verão também.



De 14 a 16 de Agosto todos os caminhos vêm dar à minha Figueira. É tempo de Fusing. E o Ananás e Hortelã vai lá estar. Afinal de contas é a minha cidade. Linda, cheia de luz, com um areal bem grande, o mar bem azul. E em Agosto está cheia de vida. Convida a vir.
Tragam as toalhas e os amigos e aproveitem bem este festival, que reune música, gastronomia, arte e desporto, mesmo ali à beira-mar. 

E para dias de verão e festival, trago um gelado! Para adoçar a boca aos mais gulosos. Ainda com as cerejas da época (mas fiquem à vontade para usar morangos ou uma mistura de frutos silvestres).
Um gelado de cheesecake de cereja, que foi dos mais apreciados em minha casa, desde que chegou o calor. O swirl da calda de cereja e os pedacinhos de bolacha, tornam-no viciante.
Espero por vocês na minha praia.

 


Gelado de Cheesecake de Cereja

para o gelado:
250 gr de queijo creme (à temperatura ambiente)
150 ml de natas frescas batidas
250 ml de leite
150 gr de açúcar
1 colher (chá) de pasta de baunilha

para a calda de cerejas:
300 gr de cerejas descaroçadas
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sumo de limão

8 bolachas digestivas em pedacinhos


Preparação

Preparar primeiro a calda de cerejas. Levar ao lume num tacho as cerejas com o açúcar e o sumo de limão. Manter em lume brando, deixando cozinhar até engrossar e as cerejas derreterem. Triturar com a varinha mágica e deixar mais um pouco ao lume, até formar um género de compota leve.
Deixar arrefecer totalmente antes de usar.
Para a base do gelado, misturar numa taça o queijo-creme com o açúcar e a pasta de baunilha, bater muito bem. Adicionar depois as natas batidas e o leite e misturar. Refrigerar e depois de frio, levar à máquina de fazer gelados, seguindo as instruções do fabricante. Quando já estiver bem batido e cremoso, adicionar as bolachas em pedaços ainda na máquina, e deixar envolver.
Retirar o gelado da máquina e colocar camadas dele numa caixa, alternando com calda de cerejas, e ao mesmo tempo com uma faca fazer um efeito swirl não deixando misturar completamente a compota no gelado, criando assim o efeito mesclado.
Levar ao congelador até solidificar, e retirar do frio 5 a 10 minutos antes de servir.

Nota: caso não tenham máquina de gelados, coloquem a mistura de queijo-creme no congelador e vão batendo com um garfo de 20 em 20 minutos (para quebrar os cristais de gelo) até estar mais firme. Antes de solidificar completamente adicionar as bolachas e envolver bem. Passar o gelado para outro recipiente alternando camadas de gelado com a calda de cereja e fazendo um swirl com a faca. Congelar.

Bom Apetite!





Bolo de Iogurte Grego e Mirtilos para os 3 anos



Passa rápido o tempo. Não é? Faz hoje três anos que comecei nesta aventura, e criei o Ananás e Hortelã.
E estou contente por o ter feito. Sinto que foi bom para mim.
A minha profissão de veterinária nada tem a ver com culinária, bem sei, mas sem dúvida que a cozinha me ajuda a animar os dias. Gosto de cozinhar, de comer, de escrever, gosto de conhecer novos ingredientes, novos sabores, de fazer receitas novas e partilhar algumas das minhas experiências.
O blog trouxe-me tantas coisas boas. Não foram só experiências culinárias, não foram só novas receitas, novos cheiros, novos gostos. Trouxe-me muitas pessoas e amigos. Que me acompanham nesta aventura.
Ainda hoje fico feliz quando recebo um mail sobre uma receita que um leitor testou e gostou, ainda hoje adoro ler os vossos comentários, o vosso carinho.

Confesso que houve uma altura neste ano em que me sentia desmotivada, e considerei fazer uma pausa no blog, caminhar por outros caminhos, em busca de algo que faltava.
Mas depressa descobri que não tinha nada a ver com o blog, que sentia na mesma aquela vontade de experimentar novas receitas, em retratar esses momentos, e partilhar, mesmo que seja a um ritmo diferente.
Porque é uma coisa que me dá prazer em fazer. E descobri que não faria sentido deixar uma coisa que gosto. Gosto muito de estar por aqui.




Celebramos juntos com um bolinho? Só poderia ser não era? Daqueles bolos que eu adoro. Leves, fofos, simples. Com iogurte, limão e mirtilos. Da base dum bolo de iogurte, junto o aroma a limão, dos meus favoritos, e salpico o seu inteiror com os mirtilos que adoro.
Nada melhor que partilhar fatias de um bolo com amigos, com quem por aqui passa. Partilhar um bolo, é das maneiras mais doces e bonitas de partilhar afectos.  
Obrigado por estarem aí e me acompanharem. Sirvam-se de uma fatia. Por aqui ficamos mais um pouco.





Bolo de Iogurte Grego e Mirtilos

5 ovos biológicos
200 gr de açúcar amarelo
100 gr manteiga derretida e fria
2 colheres (sopa) mel
250 ml iogurte grego natural
Raspa 1 limão
Sumo de ½ limão
½ colher (chá) pasta de baunilha
350 gr farinha trigo
1 colher (chá) fermento
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
150 gr mirtilos frescos


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de buraco e reservar.
Numa taça colocar os ovos e o açúcar e bater muito bem por uns 5 minutos com a batedeira até a mistura ficar volumosa e esbranquiçada.  Adicionar depois o mel, a manteiga, a baunilha, a raspa e sumo de limão e o iogurte e voltar a bater muito bem.
Juntar a farinha peneirada com o fermento e o bicarbonato à massa e envolver, sem bater muito, até obter uma massa homogénea.
Por fim, adicionar os mirtilos e envolver suavemente na massa.
Colocar a mistura na forma e levar ao forno a 180ºC, durante uns 40-45 minutos, ou até cozer (teste do palito).

Bom Apetite!

 




Mousse de Chia, Morango e Lemongrass




Esta mousse é uma coisa boa. Daquelas sobremesas que apetece comer sem culpas e cheia de sabor.
O sabor dos morangos, o perfume fresco do lemongrass, a leveza e suavidade da mousse, tornam uma coisa tão simples e rápida de fazer, numa sobremesa bem deliciosa. E fresquinha, para os dias de verão.
Boa para recordar dias felizes. Mesmo com chuva, há dias bem felizes. Em boa companhia e em sítios que se descobrem pela primeira vez.

Adoro Lisboa, uma cidade cheia de luz, e tenho sempre saudades de lá voltar. Fiz lá bons amigos, morei lá 5 anos durante a faculdade e para mim é sempre bom regressar.
A última visita foi para o workshop dos Green Kitchen Stories, e claro, aproveitei a companhia da Marmita para ir conhecer o Martim Moniz. E vir de lá com um grande sorriso e um saco bem cheio. De cheiros, de sabores por descobrir. Isto num dia de chuva. Mas até com chuva, Lisboa tem o seu encanto. E quando estamos com amigos, o tempo não interessa nada.

Rendi-me ao lemongrass assim que o vi. Veio na bagagem à espera de ser cozinhado. De dar o seu perfume à minha cozinha. Esta foi uma das receitas que fiz logo com ele, leve e fresca para dias de sol.
Hoje chove, e recordo aquele dia, de chuva em Lisboa, de pés ensopados caminhando pelo Martim Moniz e pela Baixa, na companhia da minha Marmita. Dias felizes.



 


Mousse de Chia, Morango e Lemongrass
(serve 2)

10 morangos pequenos
1 talo de lemongrass
1/2 chávena de leite (aveia ou outro)
1/2 chávena de leite de coco
1 colher (chá) de agave (ou adoçar a gosto)
2 colheres (sopa) de sementes de chia
morangos e flocos de coco q.b.


Preparação

Lavar os morangos e cortar em quartos. Colocar num liquidificador. 
Remover as pontas do lemongrass e cortar em pedacinhos. Juntar aos morangos e triturar.
Adicionar os leites e voltar a triturar até ficar homogéneo.
Numa colocar o preparado e juntar as sementes de chia, mexendo bem.
Mexer mais duas vezes com intervalos de 15 minutos, à medida que as sementes vão inchando.
Colocar em tacinhas ou copos e levar ao frio por 2 a 3h antes de servir.
Enfeitar com morangos e flocos de coco e servir bem fresco.

Bom Apetite!





Quinoa Preta com Favas e Hamburgers de Salmão




Este ano as favas foram poucas. Chegaram mais tarde do que o normal e só saboreamos duas refeições com elas. Soube a pouco!
O que vale é que temos bons vizinhos e num destes dias chegou um saquinho delas a nossa casa.
Tão boas, tenrinhas. Adoro estufadas com tomate e ovos escalfados e com muitos coentros.
Um consolo de refeição, que se espera por ela quase um ano, e depressa deixa saudades.

Com umas poucas favas que sobraram fiz esta salada. Com quinoa preta, uma nova paixão.
Conheci a quinoa há uns anos, através da minha amiga D. de Cascais, numa altura em que ela andava em dieta e uma das coisas que podia comer para substituir arroz e massa era a quinoa. Fiquei logo curiosa e comecei a provar. Gostei e muito, em saladas e em sopas, em tabbouleh. Com muitos legumes a acompanhar.
Agora até já a uso em pães, em bolachas, em granola, em sobremesas, e conheci as várias cores, para além da branca, a vermelha e agora a preta, que veio do Reino Unido.
Juntei uns hamburgers de salmão com caril e aneto à festa (o meu aneto está gigante e lindo, adoro as aromáticas nesta altura do ano, viçosas, verdes e lindas!) e fui à fava.





Salada de Quinoa Preta com Favas e Hamburgers de Salmão
(inspirado no "Healthy Everyday" de Dale Pinnock)

(serve 2)
1/2 chávena de quinoa preta
1 e 1/2 chávena de favas cozidas e pele removida

vinagrete de coentros e aneto:
5 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
coentros e aneto frescos picados q.b.
sal q.b.

hamburgers de salmão, caril e aneto:
2 postas de salmão
1 dente de alho pequeno
1/2 colher (chá) de caril caseiro
sumo de 1/2 lima
aneto fresco picado q.b.
sal q.b.



Preparação

Retirar a pele e espinhas ao salmão e cortar em cubos. Colocar o salmão, o dente de alho picado, o caril, o sumo de lima e o aneto num processador de alimentos, adicionar o sal e processar até obter uma textura picada e quase homogénea. Moldar 4 mini hamburgers com as mãos e levar ao frio durante uns 30 minutos.
Colocar a quinoa num tacho com o dobro de água e cozer durante uns 10-15 minutos, tapado. Deixar arrefecer ligeiramente e com um garfo soltar os grãos.
Colocar os hamburgers num tabuleiro forrado com papel vegetal antiaderente e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourarem e cozerem (uns 20 minutos, dependendo do forno).
Preparar o vinagrete juntando os ingredientes todos num frasco e agitando bem até engrossar.
Misturar a quinoa com as favas, temperar com o vinagrete e colocar em pratos.
Colocar os hamburgers, e servir com coentros e aneto picado, e gomos de lima.

Bom Apetite!