Granola Rápida sem Forno



Dias que começam com granola. Crocante e viciante. É só abrir o frasco e juntar a uma taça com fruta fresca e comer. São muitos os dias que começam assim, e eu adoro. Já sei que atrás da tacinha com granola vem a minha gata Amélie. Ronrona e ronrona, estica as patinhas e começa a amassar o meu pijama. Vem para o colo e começa a fazer-me "olhinhos". É que na tacinha com a granola há sempre iogurte natural. E ela fica uma ternura, cheia de mimo, na esperança de o provar. E sim, são muitos os dias em que por momentos me esqueço que sou veterinária e lhe dou só mesmo um pedacinho de iogurte, na ponta do dedo e ela adora. 

Há algo com gatos e iogurte, pelo menos já mais gente me contou que os seus gatos aparecem logo à porta do frigorífico ou ficam em alerta assim que uma tampa de iogurte é aberta. A Amélie é dessas.
Esta gata veio comigo da clínica onde trabalho. Apareceu ainda pequenina e sem dono, depois de termos perdido o nosso Cenourinha. Veio comigo para casa e já nos faz companhia há quase dois anos. É uma gata cinzentinha, pequenina, cheia de energia e muito malandra. Que nos aquece os corações. Acho que era incapaz de viver sem gatos. Sem todas as suas brincadeiras, o mimo, o ronronar, o ar felino, aquelas patinhas fofas e as barrigas felpudas. Sou uma "cat lover".
Nem imaginam como foi difícil ter de a esterelizar, não pelo acto da cirurgia em si, que recomendo a todos os animais de companhia que não são para reprodução, mas porque sou eu que faço as cirurgias. Confesso que me custou um pedacinho, estava nervosa com a anestesia, com tudo aliás, mas correu bem. A Amélie é hoje uma gata feliz e cheia de energia, adora dormir e comer, e perseguir insectos e o meu iogurte.

Temos tido imensas cirurgias na clínica, desde as de rotina às de urgência. Cada vez mais os donos se preocupam com os animais e pensam na prevenção ou nos deixam avançar para procedimentos que aqui há uns anos estariam fora de questão, financeiramente ou porque simplesmente não tínhamos o equipamento necessário. E é tão bom aprender sempre mais, fazer mais por eles. Ao fim do dia posso estar completamente de rastos, mas tenho dias em que esse cansaço vale bem a pena.
Para os que às vezes me pedem para falar mais sobre a minha profissão, não pensem que tudo é um 'mar de rosas', que é só ver e abraçar animais fofinhos (também tem estes momentos sim!). Envolve muitos sentimentos, envolve muito de nós. É uma entrega diária (e nocturna também), é um amar e ter que ser forte ao mesmo tempo. Mesmo muito forte. Lidamos com vidas, com morte, com dor, com sofrimento. Mas no fim, tudo passa pela paixão com que fazemos as coisas, de outra forma nunca estaria aqui, apesar das dúvidas e dos momentos mais difíceis.
Nada difícil é esta receita! Trago a granola mais fácil de sempre, aquela que faço mais vezes em casa, praticamente desde que a Amélie nos faz companhia também. 
Não precisa de forno e é super rápida de fazer. Em 10-15 minutos tenho uma granola deliciosa e crocante pronta a comer (granola deve ser das melhores coisas de sempre!), quer seja na companhia da Amélie pela manhã, com iogurte natural e fruta da época, ou como snack para os lanches entre cirurgias na clínica. 
Não se perde tempo quase nenhum, não precisamos do forno como é habitual nas granolas, basta uma frigideira e uma colher de pau, e o cheirinho que se espalha na cozinha é mesmo maravilhoso.





Granola Rápida sem Forno
(adaptada do livro Top with Cinnamon, de Izy Hossack)

2 chávenas de flocos de aveia (metade integrais, metade finos)
3 colheres (sopa) de sementes de girassol
1/4 chávena de amêndoas e nozes picadas grosseiramente
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de mel Samelas


Preparação

Numa frigideira bem grande colocar os flocos de aveia, as sementes e frutos secos e levar a lume alto, mexendo frequentemente, durante uns 5 minutos ou até tostar.
Fazer um buraco no meio da aveia e colocar a manteiga, a canela e o mel. Continuar a mexer a mistura, envolvendo tudo muito bem, durante mais uns 5 minutos.
Retirar do lume e deixar arrefecer antes de guardar num frasco (dura até 2 semanas).

Bom Apetite!





51 comentários:

  1. Gosto muito de granola e adorei a simplicidade da receita!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo simples e tão rápida de fazer, e o melhor de tudo, deliciosa!!

      Eliminar
  2. Ai Inês, adorámos o post, mas temos que confessar... Para nós só lhe falta uma coisinha para a perfeição! Já deves imaginar que é uma foto da Amélie :p
    Também somos cat lovers, e esperamos pelo dia em que vamos conseguir ter um em nossa casa :) Mas ainda não chegou o momento.

    Agora o momento de experimentarmos esta granola sim! É mesmo o que precisamos: fácil e rápida, mas com um aspecto delicioso ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor melhor era a menina Amélie a espreitar a tigelinha com o iogurte :) um dia mostro!
      Sim, experimentem que vão gostar. Beijinhos.

      Eliminar
  3. Também adoro gatos, mas tive que deixar os meus em Portugal quando emigrei... Ficaram com a minha mãe e vejo-os sempre que lá vou.

    Essa granosa deve ser deliciosa (=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena, deves ter tantas saudades deles, mas o importante é eles estarem bem :)
      É deliciosa sim e super crocante, beijinho.

      Eliminar
  4. Que bom é ver-te falar sobre a tua profissão, nota-se todo o amor e profissionalismo que sei que tens com os teus doentes felpudinhos! :) a tua amélie é linda e tem mesmo ar de traquina eheh também já não me imagino sem gatos, aliás, como viste ontem pelo vídeo tenho um sempre colado a mim que nem para dormir me larga mas é tão bom! :) os meus nem são muito gulosos, o Garu adora pão e sopa, é o único que me chateia com comida eheh

    Adorei a granila rápida, já conhecia este método e já ando para fazer granola assim há imenso tempo mas acabo por deixar para outra altura, agora que me lembraste acho que vai sair já uma para o lanche! ;)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe, tem mesmo ar de traquina, mas depois vem com aquele ar meloso e super fofo e ninguém lhe resiste. Bem sei, tu e os teus meninos, é uma bela equipa felina nessa casa :)
      Tens de experimentar, que vais adorar, quase que dá para fazer granola todos os dias de tão boa e fácil que é!
      Um beijinho e bom lanche.

      Eliminar
  5. Olá Inês: tive uma gatinha, a Valentina, que adorava lamber a tampa do meu iogurte. Sei que os gatos não devem beber leite ou comer iogurtes,mas era só mesmo a tampa, tipo gulodice.
    Adorei esta granola rápida. Fiz há dias uma muito parecida, só substitui a manteiga por óleo de coco e fiz no forno,mas para a próxima vou experimentar esta versão.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não digo Márcia, os gatos e as tampas de iogurte hehe.
      Sim, os gatos e os cães não devem comer nada de lacticínios, mas são tantas as histórias.
      Nesta também podes substituir a manteiga por óleo de coco e o mel por agave ou maple se preferires, é ao gosto pessoal:
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Sweetie, também sou uma cat lover, aqui em casa são 3 :) não sabia que gostavam de iogurte, tenho que lhes dar a provar.
    Vi o teu post e assim que cheguei a casa fui logo fazer granola hehe, despertaste-me a vontade. Usei o que tinha à mão, aveia, sésamo, óleo de coco, golden Syrup, baunilha, sal e canela e ficou maravilhosa e o aroma na cozinha... Muito melhor do que a que fiz no forno. Nunca tinha pensado fazer na frigideira, obrigada pela excelente dica.
    Beautiful pics ♥
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não dês!! Que ainda os vicias lol. Eles não podem comer lacticínios, mas conheço tantas histórias que também quis partilhar a minha, mesmo sendo veterinária.
      E fizeste mesmo muito bem! Maravilha, que bom que gostaste!
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Por aqui uma das minhas gatas, a Frida, também adora iogurte natural e tem que ser desses azedos, quando tem açúcar ela não se interessa, vai entender, também adora sopas de feijão, ervilha e molho de tomate. Já o irmão da Frida é louco por queijo parmesão e não serve nenhum outro queijo. E a terceira gata não come nada além de ração, por outro lado é muito gulosa e está bem gorducha. Percebe que também sou cat lover, convivo com eles desde sempre, exceto por alguns intervalos sem gatos, mas eles estão presentes na minha vida de forma muito intensa.
    Adorei esta ideia de fazer granola na frigideira, com certeza vou experimentar esta versão mais rápida!
    beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, fiquei também a saber um bocado mais sobre vocês e sobre os vossos gatos :) gato que adora parmesão, essa adorei! Eu também sempre convivi com gatos e outros animais, e isso influenciou muito a minha forma de ser e estar.
      Sim, experimenta, vais gostar! Um beijinho.

      Eliminar
  8. Hello, querida!
    Eu ainda não fiz granola caseira, essa sua receita é bem fácil,
    com certeza atrai até os bichanos, rs.
    Parabéns pelo seu trabalho, salvando vida dos animais!

    Beijinhos, fique com Deus! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa, tens de experimentar granola caseirinha e boa!
      É tudo de bom como se diz por aí!
      Obrigada minha querida, beijinhos.

      Eliminar
  9. Que post bonito Inês! e que bonito é ler e sentir o quanto gostas do que fazes. A Amélie é uma menina cheia de sorte. De gatos não sei mas o meu cão também adora iogurte, assim que tiro um do frigorífico ele aparece em segundos.
    Esta granola rápida também me parece bem mas bem!
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um a gostar de iogurte :)
      Tenho dias em que quase dou em maluca com o trabalho, mas gosto realmente. Se não gostasse era impossível ser veterinária, acredita. Há tantos contras, que ninguém imagina.
      Adoro granola, e esta é um vício só!
      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Uau!!! Como é que nunca me lembrei de fazer granola assim!? Logo eu que sou a granola freak! Adorei a ideia, fiquei super entusiasmada, este sábado já a faço! Obrigado
    Beijinhos, Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, tu como granola lover que eu bem sei, pensava que já tinhas feito deste género!
      Então toca a fazer, é simples e rápida, e o resultado vale mesmo muito! Vais adorar.
      Um beijinho e boas granolas.

      Eliminar
  11. Olá Inês!
    Também sou um cat lover, gosto do ar felino dos bichos e ao mesmo tempo são tão meigos e ternurentos. Cheguei a ter dois em casa dos meus pais, um morreu de velho, o outro desapareceu e depois nunca mais tive. Gostava de voltar a ter um, acho que são sempre uma óptima companhia, mas vivo num apartamento pequeno e acho desumano ter um animal preso num espaço pequeno. Eles precisam de liberdade.
    Não consigo imaginar todo esse turbilhão de emoções que descreves em relação à tua profissão, mas acredito que deve ser mesmo muito desgastante e nada fácil. Mas quando se exerce por gosto, tudo se ultrapassa, certo?! E depois os finais felizes devem compensar e muito todos os outros. :)
    Vou experimentar a tua granola que tem uma cor dourada linda e é tão fácil de fazer. Obrigado pela sugestão.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro Célio, estou a adorar ler os comentários e ficar a saber um pouco mais sobre vocês também!
      Todas as profissões têm as suas dificuldades, as suas responsabilidades, e coisas boas e que nos enchem a alma, e sim esses finais felizes valem por tudo!
      Obrigada pelo carinho e palavras sempre, um beijinho.

      Eliminar
  12. Também sou uma "cat lover"... e acredito que a tua profissão seja muitas vezes dura.
    Adorei a granola... é que também sou uma "granola lover"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Su, às vezes tenho de eu própria ser dura, e é tão difícil. Mas acho que me tornou uma pessoa melhor, mais forte, mais capaz de vencer medos e barreiras, continuar sempre a querer aprender, apesar de tudo.
      Bem sei que és uma granola lover, beijinhos.

      Eliminar
  13. Que granola fantástica! Tão prática!
    Beijinhos
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, é mesmo prática e simples de fazer, e tão boa de comer!

      Eliminar
  14. Não fazia a ideia de que era tão fácil! Que bom!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais fácil só se for a de compra hehe, mas nada se compara a uma granola caseirinha. Um beijinho.

      Eliminar
  15. Inês,
    Bem sabes que também sou uma cat lover e o Casper não deixa mentir.
    Nunca anda atrás de iogurte, mas anda sempre a ver se leva uma daquelas saqueias de comida molhada, lol!
    Amei esta granola pela facilidade. Tenho o livro há tanto tempo e acho que nunca o usei...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, o teu Casper que é tão lindo!
      Um gato que é um verdadeiro lorde :) ele bem sabe o que é bom hehe.
      Com tantos livros mulher!! Ainda o encontras nas estantes?
      Um beijinho.

      Eliminar
  16. Que post tão lindo, vê-se mesmo o amor que tens pela profissão e pelos gatinhos :)
    Em relação à granola está excelente, e por coincidência hoje também publiquei uma granola na frigideira, a minha primeira aventura neste mundo das granolas :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla, pelas palavras.
      Que fixe, foi um bom começo nesta vida das granolas, vais ver que agora não queres mais nada que fazer mil e uma granolas e variações em receitas. Beijinhos.

      Eliminar
  17. Humm... Adoro granola.
    Que bom!! :)
    Bjinhos!!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Adoro granola! Ainda há dois dias fiz e perfumou a casa de tal maneira que fiquei com vontade de respirar o ar todo :P Entretanto acabou (já! Que tarefa ingrata :P), vale a pena fazer de novo, sendo ela deliciosa :) Essa é uma boa aposta, sendo tão rápida de fazer! :D
    Imagino que a profissão seja muito difícil e exigente... Deves ficar com vontade de ficar com imensos animais para ti :P Esse apreço dos gatos por iogurte é novo para mim, não fazia ideia :D
    Adorei o nome da gata, muito original. Lembra-me a personagem de um filme homónimo - que, diga-se, era adorável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um dos meus perfumes favoritos, granola acabada de fazer! Acaba sempre rápido, ainda esta semana vou ter de fazer mais :)
      O nome dela tem tudo a ver com esse filme sim, um dos meus favoritos de sempre.

      Eliminar
  19. gostei muito de ler sobre as tuas rotinas com a amélie. cá por casa os nossos dias também são pautados pelos gatinhos: acordamos com eles a miar enquanto pedem comida, a carlota depois intensifica os miados se o manel não lhe faz companhia enquanto ela come e acabam sempre o pequeno almoço com ele a perguntar-lhe "mas afinal o que é que tu queres?!". sinceramente não sei com quem terá ela aprendido esta mania de insistir com o homem cá de casa até conseguir as coisas à sua maneira... :D
    em relação à granola, também já experimentei a versão de frigideira. fica extra chocante, permite alcançar ingredientes à última da hora e não obriga a ligar o forno. só vantagens!
    beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gatinhos ao poder! :) tão bom.
      A tua Carlota é mesmo uma gata castiça, e sortuda! Adoro vê-la nas fotos, sempre com ar super meigo.
      É mesmo boa esta granola, fica mesmo super crocante, é um vício nem imaginas.
      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  20. Não fazia ideia da relação dos gatos com o iogurte!
    Eu cá não tenho gatos! Não acho que um apartamento seja o sítio ideal para animais! A tua gata é uma fofinha, um amor (pelas fotos!) :)
    Acho que hoje em dia acabam por não haver muitas profissões fácies! Mas a tua sem dúvida que de fácil nada tem!
    Quanto à granola essa não lhe resisto!
    Adoro ter sempre no pote, adoro chegar a casa e pegar uma mão cheia e comer com um sorriso de orelha a orelha, sem mais nada, só assim!
    Adoro levar para os lanches e pôr no iogurte e comer com fruta!
    Assim na frigideira é rápida e fica na mesma bem saborosa :) Já fiz a receita da Izy e gostei bastante!
    Um beijinho grande querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Amélie agradece, mas por trás daquele ar fofinho, é uma malandra hehe. Mas eu adoro gatos malandros e felinos.
      É mesmo, todas as profissões têm momentos mais difíceis, obstáculos e responsabilidades, no meu caso ainda algumas mordidelas e arranhadelas pelo meio :)
      Bem sei que também és granola lover! Sabe tão bem.
      Um beijinho linda.

      Eliminar
  21. Ai, a última gatinha que tive também se chamava Amélie! ♥ (e também era louca por iogurte!) :D Que coincidencia bonita.
    As fotos, maravilhosas, como sempre.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, que coincidência mais bonita :) aposto que a tua Amélie também era uma brincalhona e meiga.
      Um beijinho querida.

      Eliminar
  22. Gostei muito de ler este post e fui sorrindo ao longo da leitura devido às aventuras que tens com a tua gatinha. Mas, confesso que prefiro cães e cá em casa tenho um que preenche o meu tempo e é, sem dúvida, uma companhia da qual não dispenso.
    A tua granola tem aspecto delicioso e é bem fácil de fazer. Com iogurte fica certamente saborosa! As tuas fotos estão maravilhosas!´
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula, também gosto de cães, mas sou mesmo uma cat lover. Sem dúvida que são companheiros! Fazem parte da nossa família.
      Esta granola é mesmo fácil, ainda hoje vou fazer mais uma "frigideira" dela. Um beijinho.

      Eliminar
  23. Que texto bonito, Inês! A tua profissão não deve ser fácil. Não é feita só de vacinas a gatinhos bebés. Há muito sofrimento, sim. Mas é uma profissão muito nobre.
    Também não vivo sem gatos. Ando apaixonada pela minha Amélia. Está naquela fase gira de muito mimo e ronrom :)
    Quanto à granola, adoro! Também costumo fazer, mas sempre no forno. Hei de experimentar esta.

    Um beijo de bom fim de semana,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ilídia, sim, é uma profissão de paixão, que tanto nos deixa de rastos, como nos dá enormes alegrias e estou sempre a aprender.
      A tua Amélia, que fofa, são uns mimados eles, adoro.
      Experimenta sim, vais adorar!
      Um beijinho.

      Eliminar
  24. Olá Inês! :)

    É suficiente dizer que vi esta receita há uma hora e já fiz a granola? :P
    Já andava há muito tempo a pensar em fazer granola e hoje foi o dia!Eu bem que andava a fugir da cozinha hoje, mas não resisti!:)

    Pela primeira impressão (o típico comer à colherada) ficou deliciosa!

    um beijinho,
    Ana
    https://cookiesandfriends.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana :) isso é que é rapidez!
      Não resistas, e granola é tão bom que podes comer a qualquer hora. Fico muito contente que tenhas feito e gostado.
      Agora podes repetir, e alterar sementes, sabores, é tão bom!
      Um beijinho.

      Eliminar