Coroa de Massapão e Laranja Sanguínea // Marzipan and Blood Orange Loaf




E assim num instante, estamos na Páscoa. Ainda há pouco era Natal e a mesa estava cheia de doces, sonhos e cheiro a açúcar com canela no ar. Chega assim a altura de ter na mesa o meu toucinho do céu, o pão-de-ló, o pudim de ovos da minha mãe, as tradicionais amêndoas e os ovos de chocolate e os folares! Adoro tanto folares, massas lêvedas doces e coroas de brioche e afins. Enquanto vou pensando em qual dos folares coloca na mesa no domingo de Páscoa, vou experimentando receitas como esta que vos trago.

Esta coroa de massapão e laranja sanguínea é uma receita da Aimee, e como sabem eu adoro as receitas da Aimee. Saem sempre bem e são deliciosas, e as fotografias dela inspiram-me sempre a querer fazer mais. No cabaz biológico da Dona Rosa vieram há uns dias atrás umas laranjas sanguíneas lindas, pequeninas e tão doces e saborosas. Não havia dúvida que para além de uns sumos naturais teria de as usar numa receita. Foi quando me lembrei desta receita da Aimee, com a cobertura de glace rosa mais linda de sempre.

Achei por bem fazer a massapão caseira, enquanto a massa levedava ao pé do quente do forno a lenha (as noites ainda estão bem frias por aqui). E realmente foi boa ideia, a melhor que tive. Tão boa, que tive de a repetir, para a fotografar e partilhar aqui. A massapão na massa fica maravilhosa, encontrar os pedacinhos dela com o aroma a amêndoa e laranja é perfeito, e os pedacinhos mais crocantes nas bordas são divinos. Se não tiverem laranjas sanguíneas usem as laranjas normais, mas não deixem de experimentar esta receita incrível. Os linhos que usei nas fotografias, e o avental são da Magic Linen, pela qual morro de amores. Passem uma doce Páscoa!











(scroll down for english version)

COROA DE MASSAPÃO E LARANJA SANGUÍNEA
(receita do blog Twigg Studios)

Massa:
3 e 1/2 chávena de farinha
sumo e raspa de 1 laranja
3 ovos
100-150 ml de leite
1 colher (chá) de sal
14g (2 saquetas) de fermento de padeiro seco
1/3 chávena de açúcar

Recheio:
1 e 1/2 chávena de farinha de amêndoa
1 e 1/2 chávena de açúcar em pó
1 clara de ovo
sumo e raspa de 1 laranja sanguínea

Cobertura:
açúcar em pó q.b.
sumo de laranja sanguínea q.b.
raspa de laranja sanguínea q.b.


Preparação

Numa taça duma batedeira eléctrica, colocar a farinha, fermento e açúcar e colocar o sal no lado oposto. Num copo medidor colocar os ovos, sumo da laranja e encher com leite (100-150ml) até ter o volume total de 300ml. Adicionar à farinha e juntar também a raspa de laranja.
Com o gancho de amassar, misturar tudo e se necessário juntar mais um pouco de leite, até obter uma massa homogénea e coesa, e deixar amassar por 5 minutos. Untar uma taça com óleo ou azeite e colocar a massa, deixando levedar por uma hora ou até dobrar o tamanho.
Depois de levedada, colocar numa superfície enfarinhada e amassar para retirar o ar, e estender a massa com um rolo e cortar em dois rectângulos bem longos.
Para fazer o massapão, colocar a amêndoa moída e o açúcar em pó num processador e misturar bem, juntar depois a clara de ovo e processar até formar uma massa em pasta. Se estiver muito líquida juntar mais amêndoa ou açúcar. Se estiver muito dura, juntar umas gotinhas de água. Amassar o massapão com as mãos para ligar e formar um rolo (se não for para usar logo, embrulhar em pelicula aderente e conservar no frio).
Misturar os ingredientes do recheio (300gr de massapão e o sumo e raspa de laranja sanguínea) num processador até obter uma pasta cremosa e espalhar na massa, sobre os dois rectângulos.
Enrolar os rectângulos no sentido do comprimento em dois rolos, e em seguida cortar no meio no sentido do comprimento, vendo assim as várias camadas dos rolos. Enrolar os dois rolos um no outro, e formar a coroa (podem ver aqui os passos) e colocar num tabuleiro com papel vegetal antiaderente.
Deixar levedar mais uma hora ou até dobrar o volume.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar ao forno a cozer por 40 minutos ou até dourar e bem cozido.
Salpicar com a cobertura, que se faz misturando açúcar em pó com sumo de laranja sanguínea até obter um glace rosa com a consistência pretendida. Finalizar com raspa de laranja.

Bom Apetite!


//


(english version)

MARZIPAN AND BLOOD ORANGE LOAF
(recipe from Twigg Studios)

Dough:
3 and 1/2 cups strong white flour
juice and zest from one orange
3 eggs
100-150 ml milk
1 tsp salt
14g (2 sachet) fast action yeast
1/3 cup caster sugar

Filling:
1 and 1/2 cup almond flour
1 and 1/2 cup powdered sugar
1 egg white
juice and zest of one blood orange

Icing:
icing sugar
blood orange juice
blood orange zest


Method

In a bowl of a stand mixer add the flour, sugar and yeast and the put the salt on the opposite side of the bowl. Add the orange juice and eggs in a measuring jug and top up with milk (100-150ml) until it gets to 300 ml. Add it to the flour plus the zest. 
Mix at high speed, adding a bit more milk if you need, until you have a manageable dough, and knead for 5 minutes. Oil a bowl and place the dough in it, cover and leave to rise for an hour or until it has doubled in size.
Once risen tip it out to a floured surface, knock the air out of the dough and roll out, then cut into two long strips.
To make the marzipan, place the almond flour and powdered sugar in a food processor and pulse until combined. Add the egg white and process until a thick dough is formed. If it´s too wet add more sugar or almond flour. If it´s too dry add a little bit of water. Turn the almond marzipan out onto a work surface and knead a few times and form a log (if you are not using it at the moment, wrap it up in plastic wrap and keep refrigerated).
Mix all the filling ingredients (300 gr of homemade marzipan plus juice and zest of the orange) in a food processor to blend together then spread onto the dough. 
Roll up lengthways into two long ropes then cut down the middle of each rope of dough then twist the two together and arrange on a baking sheet (you can see it here). 
Leave to rise for 1 hour or until doubled in size again.
Preheat the oven to 180ºC.
Bake for 40 minutes or until baked through.
Drizzle over icing made by mixing some icing sugar and blood orange juice and finish with some grated zest.

Enjoy!






11 comentários:

  1. Querida Inês, que coisa linda!!! Adoro esse cor de rosa da cobertura. E as tuas fotos.... nem sei que te dizer, absolutamente perfeitas. ÉS uma artista :)
    Massapão caseiro deve ser divinal. quando era miúda estava muito em voga, hoje em dia não se encontra em lado nenhum. Eu gostava tanto! Que saudades!
    Um abraço enorme, tem uma Páscoa feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, és uma querida!
      Adoro tanto a cobertura rosa, menos saudável, mas só de vez em quando, faz sorrir até a alma :)
      A última vez que encontrei massapão à venda foi numa feira medieval, tão bom que era! E este caseiro ficou perfeito na massa. Obrigada pelo carinho, um beijinho.

      Eliminar
  2. esta coroa fica linda, já a tinha visto no blog da Aimee e ficado encantada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Aimee faz coisas mesmo lindas e boas :) acho que nunca fiz receita dela que não ficasse a adorar.
      E o mood das fotos dela deixam-me sempre inspirada para cozinhar e fotografar!

      Eliminar
  3. Que folar lindo querida Inês!
    Que verdadeira perdição :)
    Adoro folares com massapão (coisa de gulosos!)
    E essa cobertura está perfeita!
    Forno a lenha numa noite fresca, que coisa boa :D
    Adorei minha linda. Óptimas fotografias, como sempre :)
    As receitas da Aimee saem sempre bem, não é?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas coroas doces Joana, são uma perdição!
      Lembro-me de há uns anos ter comido um pão doce com massapão e ter ficado maravilhada. E que bom que pus a mão na massa com esta receita da Aimee. Ficou tão boa!!
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. Inês, essa coroa ficou linda de morrer! Perfeita para celebrar a Páscoa em família. As imagens são lindas e inspiradoras, como tu sabes tão bem fazer e a receita, vinda da Aimee só pode ser uma delicia. Também já usei massapão num folar e ficou mesmo delicioso, adoro o sabor da amêndoa misturado na massa lêveda, uma maravilha.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio, não consegui resistir a esta receita da Aimee assim que tive as laranjinhas sanguíneas nas mãos!!
      A massapão fica mesmo maravilhosa na massa, tão viciante, que vou querer fazer mais receitas com esta dica.
      Obrigada e um grande beijinho.

      Eliminar
  5. Como adoro este post...!
    Ficou tão lindo e essa coroa só pode ser dos deuses com esses sabores ♥
    Desejosa de experimentar as minhas laranjas :D
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto que gostes sweetie :)
      Os sabores são divinos, o massapão fica maravilhoso.
      Mal posso esperar para ver as tuas laranjinhas e o que vais preparar com elas!
      Um beijinho.

      Eliminar
  6. Very Nice to see your blog. very impressive content provide by you. so I would request to give review to my website. Visit- https://www.yellwithus.com/

    ResponderEliminar