Rolinhos de Morango com Cobertura de Chocolate Branco // Strawberry Rolls with White Chocolate Glaze




Quando o Nate do TermiNatetor Kitchen me convidou para a sua festa, a Virtual Coffee Party que se celebra hoje dia 20 de Abril, fui levada em pensamentos até ao meu avô. Até às manhãs com o meu avô. Ele era madrugador, reformado e agricultor. As mãos escuras de quem semeia e cultiva a terra. De quem seguia as indicações do almanaque Borda d'Água. De quem calçava os botins e ia regar a horta pela fresca, e depois vinha então até à cozinha onde a minha avó lhe preparava o pão torrado e o nosso "café" de cevada. O cheiro da cevada quente era e será sempre inconfundível, e para mim é dos cheiros que mais me lembra o meu avô Zé.

Eu era inseparável do meu avô. As minhas férias grandes eram sempre passadas com os meus avós e eu adorava cada momento. Ia regar a horta com eles, e adorava meter as mãos na terra molhada, construir bolinhos de areia e andar de pés descalços. Bebíamos juntos a cevada quente e dormíamos a sesta depois de almoço. Havia dias inteiros passados na praia, e levávamos pipocas dentro de um saco para a merenda. E outros em que íamos explorar as redondezas de bicicleta, só nós os dois, a ver quem corria mais depressa. Sinto tantas saudades destes tempos, dos nossos momentos. E da alegria de chegar a casa e a minha avó ter feito uma broa ou pão caseiro. Lá se preparava mais uma cevada e era uma festa à mesa.

Ainda hoje quando penso nele, fico com o coração apertado. Por não me ter despedido dele. Por não lhe ter dito o quanto o amava. O quanto ele foi importante para mim, no meu crescimento, na minha infância feliz e na pessoa que sou hoje. Ficam as memórias, essas por enquanto ninguém mas rouba. Estão aqui guardadas no meu coração. Ao pensar nas nossas manhãs com cheirinho a cevada quente no ar, pensava também em como ele era guloso e adorava provar os bolos antes de os sequer abrirmos. Lembrei-me então de preparar estes rolinhos com compota de morango e calda de chocolate branco. Tenho a certeza que ela ia adorar comer um com uma caneca de cevada quentinha pela manhã. E enquanto não estivéssemos a olhar, ia colocar o dedo na cobertura de chocolate só para provar e ver se estava bem doce! O que eu não dava por uma manhã assim.






(scroll down for english version)

ROLINHOS DE MORANGO COM COBERTURA DE CHOCOLATE BRANCO

Massa:
3 e 1/2 cháv de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento de padeiro seco
1/3 cháv de açúcar
raspa de 1 limão
1/3 cháv de manteiga derretida
2 ovos
3/4 cháv de leite morno

Recheio:
1 cháv de compota de morango
1 cháv de morangos em pedacinhos

Cobertura:
100 gr de chocolate branco
30 ml de leite


Preparação

Numa taça duma batedeira eléctrica, colocar a farinha, fermento e açúcar e colocar o sal no lado oposto. Juntar os ovos, a manteiga, o leite e a raspa de limão.
Com o gancho de amassar, misturar tudo e se necessário juntar mais um pouco de leite, até obter uma massa homogénea e coesa, e deixar amassar por 5 minutos. Untar uma taça com óleo ou azeite e colocar a massa, deixando levedar por uma hora ou até dobrar o tamanho.
Depois de levedada, colocar numa superfície enfarinhada e amassar para retirar o ar, e estender a massa com um rolo num rectângulo largo e comprido.
Espalhar a compota pela superfície do rectângulo e colocar os pedacinhos de morango por cima.
Enrolar o rectângulo no sentido do comprimento para formar um rolo, e em seguida cortar os rolinhos em rodelas com cerca de 2-3cm. Colocar os rolinhos com a superfície de corte virada para cima num tabuleiro bem grande com papel vegetal antiaderente ou numa frigideira untada com manteiga (eu usei a skillet Staub e os restantes rolinhos coloquei num tabuleiro mais pequenino).
Deixar levedar por mais uma hora.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Levar ao forno a cozer por 30-40 minutos ou até dourar e bem cozido.
Quando sair do forno, preparar a cobertura, derretendo o chocolate branco com o leite até ficar homogéneo e salpicar por cima dos rolinhos ainda mornos.

Bom Apetite!


//

(english version)

STRAWBERRY ROLLS WITH WHITE CHOCOLATE GLAZE

Dough:
3 and 1/2 cup strong white flour
1 tsp salt
2 tsps fast action yeast
1/3 cup caster sugar
zest of 1 lemon
1/3 cup melted unsalted butter
2 eggs
3/4 cup lukewarm milk

Filling:
1 cup strawberry jam
1 cup strawberries chopped in small pieces

Glaze:
100 g white chocolate
30 ml milk


Method

In a bowl of a stand mixer add the flour, sugar and yeast and put the salt on the opposite side of the bowl. Add the eggs, butter, milk and lemon zest.
Mix at high speed, adding a bit more milk if you need, until you have a manageable dough, and knead for 5 minutes. Oil a bowl and place the dough in it, cover and leave to rise for an hour or until it has doubled in size.
Once risen tip it out to a floured surface, knock the air out of the dough and roll out into one long shaped rectangle.
Spread the jam onto the dough, and place the chopped strawberries all over the jam. 
Roll it lenghtways into one big log, then slice the log in 2-3cm pieces. Place each roll in a big baking tray lined with parchment paper, laying them cut side up (I baked some rolls in my Staub skillet and the rest in a little tray).
Leave to rise for 1 hour.
Preheat the oven to 180ºC.
Bake for 30-40 minutes or until baked through.
When baked, make the glaze by melting the white chocolate with milk until it´s smooth and glossy. Drizzle over the rolls while still warm.
Enjoy!










Festa não é festa se não for em boa companhia certo? Pois então, não deixem de ver as propostas de quem se juntou a esta Virtual Coffee Party (#VirtualCoffeeParty2018), com receitas de babar:

Cloudy Kitchen • Tiramisu Sheet Cake
Flor de Cerejeira • Mocha Orange Entremet
HonestlyYUM • Cafe Con Tres Leches Cake
Stems & Forks • Espresso Cinnamon Buns
TermiNatetor Kitchen • Blueberry Creme Fraiche Coffee Cake
The Almond Eater • Mocha Tahini Fudge
The Korean Vegan • Vegan Tiramisu













10 comentários:

  1. Tão bons que devem ser estes rolinhos. Com o recheio de morango e a cobertura de chocolate são uma doce tentação!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sou muito de chocolate branco, mas fica perfeito com os morangos! Obrigada Márcia, e um beijinho.

      Eliminar
  2. os rolos têm um aspecto maravilhoso!! A pessoa de quem mais sinto saudades na minha vida é também o meu avô, a quem eu era muito muito ligada - morreu-me no dia em que fiz 13 anos, e também eu falhei em lhe dizer o quanto ele era importante para mim, mas consola-me a ideia de que ele sabia, sim ele sabia bem que era o meu exemplo de vida e humanidade. E o cheirinho a cevada era também a forma como acordava de manhã na casa dos meus avós, isso e as torradas. Era tão bom, ficar ali deitada no escurinho, com uns raios de sol envergonhados a entrarem pelas frinchas das portadas de madeira da janela, o cheiro bom do papo-seco a torrar e a cevada com leite que ele e a minha avó preparavam para beber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eles sabem Ruth. Obrigada por teres partilhado comigo esta tua história :) Todos os dias tenho saudades dele, e destas nossas manhãs com torradinhas e cevada acabada de fazer. Um beijinho.

      Eliminar
  3. Oh minha querida.
    Gosto tanto de te ler!
    Que tempos incríveis com o teu avô. Que memórias lindas!! E é tão bom ter memórias dessas assim presentes! Pessoas importantes e que marcam a nossa vida.
    Adorei os rolinhos, simples e tão perfeitos!
    A combinação de ingredientes é fantástica :)
    E pôr o dedo no chocolate para ver se está bem docinho é bom :) Também posso ver?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Joana, o meu avô marcou mesmo a minha vida!
      Hehe, podes que eu deixo :) a ver se fazemos um lanche com rolinhos e coisas boas minha querida.
      Um beijinho enorme.

      Eliminar
  4. Inês, é emocionante o que escreves! Também tenho muitas saudades do meu avô, era especial para mim. São memórias que ficam para sempre.
    Estes rolos são uma perdição e com esses sabores... vou daqui a salivar!
    Espero que um dia possamos cozinhar e lanchar juntas ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os avós são cheios de boas memórias e dias felizes.
      Tenho tantas saudades dele!
      E temos mesmo de marcar um lanche sweetie, ia adorar!
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. I really like the way you present the dishes... You have an exclusive and special style and I like it. Thank you for the recipe! Take care!

    ResponderEliminar
  6. These look SO delicious! Beautiful photos. Thanks for the recipe. :-)

    ResponderEliminar