Compota de Medronho



Directamente da Pampilhosa da Serra para a minha cozinha, chegaram uns medronhos acabadinhos de colher. Aguardavam na cesta por um destino incerto. Os medronhos são normalmente utilizados na preparação de licores e aguardente, mas não era isso que eu queria fazer. Pesquisei e encontrei na net bolo de medronho, mas também não era isso que me apetecia. Lembrei-me então de os usar em compota, e porque não? São tão saborosos, e a compota revelou-se uma pequena delícia. Excelente com torradinhas e com requeijão. Aqui fica a minha experiência.


Compota de Medronho

450 gr de medronhos
300 gr de açúcar
1 pau de canela
sumo de 1/2 limão


Preparação

Num tacho juntar os medronhos, previamente lavados, com os restantes ingredientes. Misturar bem. Colocar ao lume e assim que ferver, reduzir para o mínimo e ir mexendo até apurar e formar ponto de estrada (no meu caso foram uns 30 minutos). Retirar o pau de canela e passar com a varinha mágica. Guardar em frascos esterelizados, deixar arrefecer e posteriormente conservar no frio.

Bom Apetite!


26 comentários:

  1. Eu pertenço ao grupo dos que apenas conhecem o licor de medronho... não não bebo mas é servido pelos restaurantes algarvios como digestivo. Hoje já aprendi que afinal dá para comer hehehe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai que inveja:))))
    quando eu dava para experimentar essa compota, tem uma textura e cor lindas, só me falta mesmo é provar:)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Foi uma belíssima ideia Ginja!! Eu também nunca provei medronho, mas sei que se faz um belo licor com ele...às vezes também os vejo nos passeios pela natureza aqui da zona.

    Gostei muito da cor e da textura. Para mim pode ser uma dessas bolachinhas com queijinho e compota :))

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. ESTES BLOGS SÃO MESMO UMA RIQUEZA,NUNCA TINHA OUVIDOR FALAR NESTA FRUTA, QUANDO ENTREI AQUI NO SEU BLOG E VI ESTE NOME MEDRONHO E ESSA COMPOTA MARAVILHOSA , FUI LOGO NO GOOGLE VER O QUE ERA MEDRONHO É UMA FRUTA BONITA E PARECE APETITOSA.
    FICOU LINDA A TUA COMPOTA!

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA.......

    ResponderEliminar
  5. Ai que saudades de comer uns medronhos! A compota deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  6. OI Ginga,
    Deve ser uma delícia,mas nao conheço medronhos.O que seria? Teria outro nome aqui no Brasil?
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  7. Lylia, não sei se tem aí no Brasil nem se terá nome diferente. É um fruto que cresce num arbusto/pequena árvore, de tamanho pequeno, muito usado para licores e aguardente. Pesquise no google e veja a foto como fez a Andréa.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. que linda compota, de medronho nunca fiz.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Hummmm, que maravilha!!! Ai que bom nas bolachinhas!!!
    Beijinhos,
    Madalena

    ResponderEliminar
  10. Não sabia que se podia fazer doce de medronho, também só conhcia a aguardente! Mas a avaliar pela cor e consistência parece perfeito.
    Gostei muito da tua experiência! Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ginja, que rica compota!!! Já há muito tempo que não como medronhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Como eu gosto de medronhos, sempre que passo por um medronheiro tenho que lá ir deitar a mão e trazer alguns comigo. Compota já provei mas de compra e tinha tanto açucar que não gostei nada, sabia a açucar e nada a fruta.
    Gostava de fazer
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Qué rica tienen que estar! Desde luego tiene una pinta fabulosa!
    Besitos.

    ResponderEliminar
  14. Tiveste uma ideia excelente...porque quase que não há receitas que levem medronho e nunca sei como os utilizar.
    O aspecto ficou 5 estrelas, muito bom mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que belissima sugestão...dificik é encontrar a matéria prima
    Beijinho
    Mané
    http://obolodatiarosa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Nossa que cor linda ficou essa copota o sabor deve ser bom mesmo bjs!

    ResponderEliminar
  17. Ola Ginja,
    nunca provei compota de medronho. Mas deve ser maravilhosa. Por cá, é difícil de encontrar medronhos. Acho até que nunca vi à venda. O que é uma pena.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. É coisa que nunca provei, por isso não sei que diga. Mas que tem bom aspecto visual tem:)

    ResponderEliminar
  19. Não sei onde vocês encontram os medronhos =(
    Mas a compota ficou perfeita!

    ResponderEliminar
  20. Que belissíma ideia ginja,compota de medronhos e que bom aspecto. Infelizmente cá no norte que eu saiba não existem :C
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Ginja, no te lo creéras, pero no probé nunca esta fruta, ni la cocozco. Que curiosa!!! Mire en internet y es una fruta preciosa. Seguro que está muy rica la compota. Besinos.

    ResponderEliminar
  22. Confirma-se...é mesmo boa :). Esse é sempre o destino dos que vêm da quinta...ou então clafoutis que também fica uma delícia.

    ResponderEliminar
  23. Hey Ginja, Obrigadinho pelas dicas :) Não segui a tua receita à risca, mas ficou bom. Foi a olho ;) Aqui ficam as diferenças:
    - 700g de Medronhos (ou mais)
    - 2 paus de canela
    - Frutose a gosto (em x de açucar)
    - Sem sumo de limão (perfiro raspas, mas também não pus)

    Primeiro provei os medronhos para atestar a sua doçura ;P Depois passei-os por agua e pus na panela ao lume, amassei um bocado com a colher de pau até formar uma papa. Passei a varinha mágica e de seguida adicionei os paus de canela. Fui juntando Frutose a gosto até apanhar o ponto certo de doçura (nem demasiado doce nem demasiado acre), e só devo ter juntado alguns 200 a 300 gramas de frutose (os medronhos já estavam bastante doces). Depois disso foi esperar 20-25minutos (mexendo sempre) até reduzir para o ponto certo (ponto de estrada).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu! Ainda bem que ficou bom! Gostei do uso da frutose, parece-me muito bem :)
      Este ano não fiz compota, arranjei poucos, então estamos a fazer um licorzinho com aguardente :)
      Um abraço.

      Eliminar
  24. Eu também faço a aguardente de medronho e a compota mas passo por um passador nao gosto das grainhas

    ResponderEliminar